O presidente da Amagis, juiz Luiz Carlos Rezende e Santos, participou da abertura do 31º Encontro de Capacitação da Corregedoria (Encor), realizado nesta quarta-feira, 16/11, em Uberlândia, no Triângulo Mineiro. O Encor é realizado pela Corregedoria-Geral de Justiça e pela Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef), com o objetivo de capacitar e aproximar os juízes da Corregedoria, e vai até esta sexta, 18/11.

O encontro contou com o 2º vice-presidente do TJMG e superintendente administrativo da Ejef, desembargador Renato Luís Dresch, com o corregedor-geral de Justiça, desembargador Luiz Carlos de Azevedo Corrêa Junior e com a vice-corregedora-geral de Justiça, desembargadora Yeda Monteiro Athias.

O presidente da Amagis enalteceu a realização do Encor como uma oportunidade ímpar de troca de experiências e aprimoramento de competências. Além disso, ele aproveitou a oportunidade para convidar os magistrados e magistradas a participarem do Congresso da Magistratura Mineira, que será realizado pela Amagis entre os dias 30 de novembro e 2 de dezembro deste ano. Saiba mais sobre o Congresso aqui.

A 3ª vice-presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargadora Ana Paula Nannetti Caixeta, representou o presidente da Corte mineira, desembargador José Arthur de Carvalho Pereira Filho, na abertura do evento, e leu mensagem enviada por ele. A escritora e publicitária Cris Pàz proferiu a palestra “Notas de Viagem: o lugar mais visitado do mundo”.

A Justiça Criminal foi o tema de destaque do Encor. Durante a manhã de quarta-feira, 16/11, cinco painéis abordaram a quebra de sigilo financeiro e criptomoedas, a cadeia de custódia, a interceptação telefônica, extração e análise de dados de dispositivos móveis e a interceptação e quebra de dados telemáticos.

Durante a tarde, os juízes foram divididos em grupos e participaram de oficinas que abordaram a violência doméstica e familiar, o depoimento especial, a execução penal, a audiência de custódia, o Júri e o Núcleo de monitoramento de Perfil de Demandas (Numopede). Cada grupo foi auxiliado por um magistrado formador e um mediador com experiência no tema.

Capacitação

Servidores das Comarcas de Araguari, Estrela do Sul, Monte Alegre de Minas, Monte Carmelo, Nova Ponte, Prata, Tupaciguara, Uberaba e Uberlândia participaram nesta quarta-feira (16/11) do Encontro de Gestores. A capacitação é ação da Corregedoria-Geral de Justiça e da Ejef e teve como tema o teletrabalho e o pertencimento na nova realidade do trabalho.

O encontro foi aberto pelo corregedor-geral de Justiça, desembargador Luiz Carlos de Azevedo Corrêa Junior, no Fórum Rondon Pacheco, em Uberlândia. O escritor e pesquisador Otávio Grossi proferiu a palestra “A reinvenção do profissional pós pandemia: o pertencimento, a produtividade e a saúde mental”.

*Com informações do TJMG