A presidente em exercício da Amagis, juíza Luzia Peixôto, participou na noite desta quinta-feira, 30, da abertura do XL Encontro do Colégio Permanente de Diretores Escolas Estaduais da Magistratura (Copedem), evento que tem o apoio da Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef), em Ouro Preto, na Região Central do Estado, no Centro Cultural e Turístico do Sistema Fiemg.

Durante a abertura do encontro, tomou posse a nova diretoria do Copedem, reeleita para o biênio 2015-2017. A nova diretoria é formada pelos desembargadores Antonio Rulli e Marco Villas Boas, presidente e vice-presidente, respectivamente.

O professor Luiz Roberto Liza Cury, conselheiro do Conselho Nacional da Educação (CNE), realizou a palestra de abertura do encontro, abordando o tema “Formação do Corpo Docente das Escolas”.

O encontro, que acontece até sábado, dia 1º de agosto, contará com palestras de diversos magistrados do país, entre eles o desembargador José Fernandes Filho e o juiz Marcelo Piragibe. Serão abordados diversos temas como “Audiência de Custódia”, “Experiências e perspectivas da Ejef na formação permanente de magistrados”, “Curso de Formação Inicial para magistrados e servidores”, “Teoria e gestão do conhecimento na formação dos juízes”, entre outros.

Copedem

O Copedem nasceu do intuito de diversos Diretores de Escolas Estaduais, reunidos na cidade do Rio de Janeiro, em 22 de julho de 2005, para promover a união das Escolas Estaduais de Formação de Magistrados, buscando permitir a promoção de reuniões na defesa de princípios, prerrogativas, independência e funções institucionais de todas as Escolas Estaduais voltadas para a formação e aperfeiçoamento de magistrados, no âmbito da Magistratura estadual e promover a integração das Escolas Estaduais da Magistratura. Além disso o Colégio busca uniformizar as atividades didáticas e acadêmicas no estudo do Direito e visando ao crescimento intelectual do Magistrado.

O Copedem já promoveu diversos Encontros em diferentes estados da federação, tais como Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Acre, Ceará, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Pernambuco, Espírito Santo, Paraíba, Paraná, Amapá e no Distrito Federal para debater assuntos de interesses das escolas estaduais, com a participação de diretores dessas escolas, bem como de representantes da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) e da Escola Nacional da Magistratura, órgão da Associação dos Magistrados Brasileiros.