O presidente da Amagis, Herbert Carneiro, participou, na noite deste sábado, em Belo Horizonte, da homenagem concedida ao novo presidente do TST, ministro Carlos Alberto Reis de Paula, pela Associação Brasileira dos Advogados Trabalhistas (Abrat).
Também participaram do evento, os ex-presidentes da Amagis, Nelson Missias de Morais (secretário-geral da AMB) e Reynaldo Ximenes, e os desembargadores José Antonino Baía Borges, José Afrânio Vilela e Márcia Maria Milanez.
Reis de Paula comandará o TST no biênio 2013/2015, mas deverá deixar o cargo em fevereiro de 2014, quando completará 70 anos de idade.
Para o presidente do TST, que é magistrado de carreira da Justiça do Trabalho, a CLT é um livro “pioneiro”, por ter sido elaborada em 1943, quando o país ainda era “essencialmente rural”.
Primeiro negro a presidir um tribunal superior, Reis de Paula defende a negociação coletiva e a conciliação entre “negociadores representativos e legítimos” dos trabalhadores e dos patrões.
No próximo primeiro de maio, Dia do Trabalhador, o TST deverá promover um grande debate entre lideranças empresariais e sindicais para refletir sobre a Justiça do Trabalho e os avanços necessários no país.
De acordo com Herbert Carneiro, Reis de Paula e seu vice, Antonio José de Barros Levenhagen, são mineiros que dignificam a magistratura e o Judiciário brasileiro.
Na foto, ao lado do presidente do TST, Reis de Paula, dos desembargadores Herbert Carneiro e Nelson Missias, o diretor presidente do Hoje em Dia e TV Record, Fabiano Freitas.