O presidente da Amagis, juiz Luiz Carlos Rezende e Santos, participou na tarde desta quarta-feira, 7, da inauguração da foto do juiz Christyano Lucas Generoso na galeria de retratos dos magistrados que exerceram a função de diretor do Foro da Comarca de Belo Horizonte. A solenidade foi realizada no gabinete do atual diretor do Foro, juiz Sérgio Henrique Cordeiro Caldas Fernandes, no Fórum Lafayette. A galeria de retratos foi criada pela Corregedoria-geral de Justiça, por meio da portaria 212/2003, assinada pelo então corregedor-geral, desembargador Isalino Romualdo da Silva Lisbôa.
Christyano Generoso atuou como juiz diretor do Foro da Comarca de Belo Horizonte nas gestões dos corregedores Saldanha da Fonseca (de 2018 a 2020) e Agostinho Gomes de Azevedo (de 2020 a 2022).
Após descerrar a foto na galeria de retratos, Christyano Generoso agradeceu aos seus antecessores, aos colegas e servidores pela confiança e ensinamentos assimilados durante o exercício do cargo e falou da honra em ter sua foto integrando a galeria. “Este exercício me foi muito importante, pois sempre tentei pautar minhas ações de forma a dignificar o cargo e honrar todos os que um dia o ocuparam. Nunca me vi capaz de estar à frente de tão grande empreitada e nem como estando à altura de meus antecessores, mas encarei com coragem o desafio e me propus a realizar esta jornada que aqui se encerra”, afirmou o magistrado.
Segundo Generoso, o resultado do trabalho é fruto de uma forte parceria construída ao longo dos anos. “A companhia de todos tornou mais leve a carga, macia a estrada, suave o tempo e menos íngremes as subidas”, disse.
O magistrado agradeceu ainda ao juiz Eduardo Gomes dos Reis e aos ex-corregedores de Justiça, desembargadores Geraldo Saldanha da Fonseca e Agostinho Gomes de Azevedo, pela confiança nele depositada e fez um agradecimento especial à sua assessora Vanessa Costa, segundo ele, “pessoa única, com quem tive a felicidade de partilhar o dia a dia por quatro anos, a irmã que não tive e que levo para o resto da minha vida”.
Reconhecimento
O presidente da Amagis parabenizou Christyano Generoso por seu trabalho na direção do Foro e pelo compromisso demonstrado durante toda sua atuação de buscar o aprimoramento da prestação jurisdicional na Primeira Instância. "Nosso colega conduziu uma gestão participativa, colaborativa e inovadora, cujos resultados se converteram em um melhor aproveitamento do trabalho e em uma prestação jurisdicional ainda mais eficiente aos nossos cidadãos", afirmou o juiz Luiz Carlos Rezende.
O corregedor-geral de Justiça, desembargador Luiz Carlos de Azevedo Corrêa Junior, lembrou das iniciativas desenvolvidas pelo juiz Christyano Generoso, que hoje são aplicadas e aprimoradas pela Corregedoria-geral de Justiça. “Christyano está de parabéns pelo excelente trabalho realizado na virtualização dos processos. Centenas de milhares de processos são hoje eletrônicos e nos permitem o trabalho a distância por causa do esforço de pessoas abnegadas como ele e o desembargador Agostinho Gomes de Azevedo. É um legado importantíssimo para as próximas gerações”, ressaltou o corregedor.
O atual diretor do Foro da Comarca de Belo Horizonte, juiz Sérgio Henrique Cordeiro Caldas Fernandes, lembrou que o juiz Christyano Generoso vivenciou, no cargo, uma das fases mais difíceis e desafiadoras da história recente do país imposta pela pandemia do coronavírus. “Com sua competência, Generoso descobriu maneiras eficientes e criativas de manter o serviço prestado ao cidadão. Christyano Generoso é a personificação do juiz de direito, não apenas na questão jurisdicional, mas nas esferas administrativa e organizacional, no respeito e na responsabilidade que tem com o Tribunal de Justiça de Minas Gerais. Por tudo isso, é uma honra sucedê-lo”, afirmou Sérgio Fernandes.
Também participaram da solenidade o superintendente-adjunto de Planejamento e ex-diretor do Foro da capital, juiz Marcelo Rodrigues Fioravante; juízas e juízes auxiliares Andréa Cristina de Miranda Costa, Mariana de Lima Andrade, Soraya Hassan, Leopoldo Mameluque, Luís Fernando de Oliveira Benfatti e Simone Abras, além de magistrados, servidores e amigos do juiz Christyano Generoso.
Trajetória
O juiz Christyano Lucas Generoso é natural de Antonina (PR) e formou-se em Direito pelo Centro de Ensino Superior de Jataí (Cesut), em Goiás. Antes de ingressar na magistratura mineira, foi promotor, de 2001 a 2004, no Estado do Tocantins, tendo ainda advogado durante os anos de 1997 a 2001. Na Magistratura, passou pelas Comarcas de Ipatinga, Almenara, Teófilo Otoni e, atualmente, está na 22ª Vara Cível de Belo Horizonte. Atuou como juiz diretor do Foro da Comarca de Belo Horizonte nas gestões dos corregedores Saldanha da Fonseca (de 2018 a 2020) e Agostinho Gomes de Azevedo (de 2020 a 2022).