A Amagis participou nesta quarta-feira, 20 de setembro, da inauguração do novo Fórum da Comarca de Santa Rita do Sapucaí, no Sul de Minas. A solenidade, conduzida pelo presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador José Arthur de Carvalho Pereira Filho, contou com a presença da vice-presidente da Amagis e da AMB, juíza Rosimere das Graças do Couto, que representou o presidente da Associação, juiz Luiz Carlos Rezende e Santos.
A juíza Rosimere das Graças do Couto destacou as instalações modernas e adequadas do novo prédio do fórum. “O espaço contribuirá para a eficiência e a celeridade dos processos, promovendo administração da Justiça mais ágil e acessível, além de oferecer mais conforto aos magistrados, servidores, operadores do Direito e aos jurisdicionados”, disse a magistrada.
O prédio do novo fórum recebeu o nome de ‘Doutor Arlette Telles Pereira’, advogado natural de Santa Rita do Sapucaí, que também foi professor e avô do presidente do TJMG.
Em seu discurso, o desembargador José Arthur falou de sua ligação com a cidade onde foi criado. De acordo com ele, o momento é de muita alegria e emoção. O presidente agradeceu, em nome do Poder Judiciário mineiro, a todos aqueles que se empenharam para que a obra se concretizasse. “A nova edificação trará melhorias significativas à estrutura física do Judiciário local, propiciando um aperfeiçoamento das condições para o pleno exercício da função jurisdicional”, disse. A família do presidente participou da solenidade, que homenageou também seu tio, Thales Rogério de Carvalho Pereira, que foi tabelião no fórum local por 42 anos. Ele, agora, empresta seu nome ao novo edifício que abriga o fórum.
Gratidão
O diretor do foro da Comarca, juiz Hélio Walter de Araújo Júnior, cumprimentou a todos os presentes e falou de sua alegria, em nome dos juízes da região, em presenciar a semana histórica para Santa Rita do Sapucaí que, além da inauguração de seu novo fórum, sedia, pela primeira vez, uma edição do Encor - Encontro da Corregedoria.
“Gratidão ao Poder Judiciário, aos demais poderes públicos e à sociedade civil de Santa Rita do Sapucaí por proporcionarem vivermos este momento”, disse. O magistrado lembrou que a escolha do terreno e subsequente construção do novo prédio se iniciaram em 2018 e agora foram concluídas. “Esse magnífico edifício nos motiva e nos auxilia a melhor servimos a sociedade”, afirmou o juiz Hélio Walter, agradecendo à direção do Tribunal de Justiça e renovando seu compromisso de trabalhar com dedicação especial oferecendo prestação jurisdicional imparcial, eficiente, independente e atento aos princípios que regem a administração pública.
Pedra Fundamental
Na mesma solenidade, foi inaugurada pela Prefeitura de Santa Rita do Sapucaí a Pedra Fundamental do novo Centro Administrativo da cidade, que foi batizado com o nome do ex-presidente do TJMG, desembargador José Arthur de Carvalho Pereira, pai do atual presidente do Tribunal.
Presente no evento, o prefeito da cidade, Wander Wilson Chaves, destacou que a obra do novo Centro Administrativo englobará as sedes da Prefeitura e da Câmara Municipal. "É um momento singular para o município, pois além de inaugurarmos o novo fórum, lançamos a pedra fundamental do novo Centro Administrativo. Agora teremos, em um só local, os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. A população só tem a ganhar", disse.
Homenagens
Após o descerramento das placas e inauguração do novo prédio, a Câmara Municipal homenageou o desembargador José Arthur, presidente do TJMG, e o ex-presidente do Tribunal, desembargador Geraldo Augusto de Almeida, que já atuou como juiz na Comarca, entregando a ambos o Título de Cidadão Honorário de Santa Rita do Sapucaí.
Em nome dos homenageados, o desembargador Geraldo Augusto afirmou que a oferta distingue mais quem oferece do que aquele que a recebe. “Agradecemos a outorga que nos foi conferida integrando-nos, agora, mais efetivamente, nessa comunidade leal, altiva, culta, de elevados princípios cívicos que tanto orgulham Minas Gerais e o Brasil. Recebemos e aceitamos envolvidos por justo orgulho a honraria”, afirmou ele, estendendo as homenagens a todo o Judiciário do Estado de Minas Gerais de ontem e de hoje “ao qual juramos honrar e defender”.
Também participaram do evento o 1º vice-presidente do TJMG, desembargador Alberto Vilas Boas; o 2º vice-presidente, desembargador Renato Dresch; a 3ª vice-presidente, desembargadora Ana Paula Nannetti Caixeta; o corregedor-geral de Justiça de Minas Gerais, desembargador Luiz Carlos Corrêa Júnior; e a vice-corregedora-geral de Justiça, desembargadora Yeda Athias, além da mãe do presidente José Arthur, Maria Helena Guimarães Pereira e suas irmãs, Rita Andréa Guimarães de Carvalho Pereira e Maria Flávia Carvalho Pereira. O ministro do Supremo Tribunal Federal, Francisco Rezek, natural de Santa Rita do Sapucaí, participou do evento, assim como o ex-deputado Bilac Pinto, além de representantes de universidades e de centros tecnológicos, do Ministério Público, Defensoria Pública, Ordem dos Advogados do Brasil-Subseção Santa Rita do Sapucaí, Polícias Civil e Militar.
Edificação
O novo Fórum Doutor Arlette Telles Pereira possui dois pavimentos em uma área de 2,6 mil metros quadrados. Conta com espaço para abrigar até quatro varas, Juizado Especial, Tribunal do Júri, uma unidade do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc), sistema moderno de prevenção e combate a incêndio, ar-condicionado, elevador, estacionamento para carros e bicicletas e total acessibilidade para portadores de necessidades especiais.