Os integrantes da nova Diretoria Executiva e do Conselho Fiscal da Associação dos Magistrados do Maranhão (AMMA) para o triênio 2025/2027 tomaram posse em cerimônia realizada na noite da última sexta-feira, 31 de janeiro, no Fórum do Calhau, em São Luís. A solenidade reuniu as principais autoridades dos poderes Executivo, Judiciário e Legislativo do estado, Ministério Público, Defensoria Pública Estadual, além de lideranças associativas da Magistratura nacional e convidados.
O vice-presidente administrativo da Amagis, juiz Jair Francisco dos Santos, representou a presidente, juíza Rosimere Couto, e destacou a importância da união entre as associações para o fortalecimento da Magistratura. "Parabenizo o juiz Marco Adriano Ramos Fonseca e todos os integrantes da nova Diretoria por assumirem o comando da AMMA. Tenho certeza de que a união da Magistratura contribuirá para o avanço da classe e para o fortalecimento do Poder Judiciário", declarou o magistrado.
O juiz Holidice Barros, que presidiu a AMMA nos biênios 2021/2022 e 2023/2024, abriu a cerimônia, desejando êxito à gestão do novo presidente, juiz Marco Adriano Fonseca.
Presente ao evento, o presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão, desembargador Froz Sobrinho, também prestou homenagem à nova gestão da Associação dos Magistrados. Ele falou sobre a importância do diálogo e destacou sua confiança na AMMA, que tem sido parceira desde o primeiro momento de sua gestão à frente do TJMA. “A Associação deve ter cadeira permanente nas discussões da Magistratura para que possamos encontrar o melhor caminho a seguir”, afirmou Froz Sobrinho.
O presidente do Tribunal também falou dos investimentos estruturais e tecnológicos que estão sendo feitos no Judiciário maranhense.
O discurso de Marco Adriano foi pautado pelo agradecimento a todos os ex-presidentes que atuaram na construção da Associação. Ele reafirmou o compromisso com o fortalecimento e a união da Magistratura, valorização da Classe e o trabalho incessante para que o Maranhão seja cada vez mais uma referência no Poder Judiciário nacional.
Reafirmou, ainda, seu empenho e compromisso de exercer a missão institucional com proatividade e independência na liderança associativa, buscando a implementação de soluções para o fortalecimento, a união, a integração e o bem-estar das associadas, dos associados e de seus dependentes, reforçando o protagonismo e a credibilidade da Magistratura perante a sociedade. (Leia aqui o discurso).
Homenagem
Durante a solenidade, a Diretoria prestou homenagem póstuma ao juiz Adelvam Nascimento, por toda sua dedicação à AMMA, sempre entusiasta das ações associativas e incentivador das atividades esportivas, com destaque para o futebol, além de presença marcante nos eventos sociais. Esposa e filhos de Adelvam receberam a Medalha Madalena Serejo.
A cerimônia contou com a presença do prefeito de São Luís, Eduardo Braide; da vice-prefeita, professora Esmênia; do secretário Sebastião Madeira, representante do governador Carlos Brandão; do deputado Osmar Filho; do defensor público-geral do Maranhão, Gabriel Furtado; e do corregedor-geral da Justiça, desembargador José Luís Almeida.
Além do vice-presidente administrativo da Amagis, juiz Jair Francisco dos Santos, também estiveram presentes lideranças associativas da magistratura, como o presidente da Apamagis, Thiago Elias Massad; o vice-presidente da AMB, Emanuel Bonfim Carneiro Filho; a coordenadora da Justiça Estadual da AMB, juíza Vanessa Mateus; a presidente da AMAPI, juíza Keylla Raniere Procópio; e o presidente da Associação de Roraima, juiz Marcelo Lima de Oliveira
*Com informações AMMA