Tomaram posse nesta quinta-feira, 1º de fevereiro, os membros da Diretoria, Conselho Deliberativo e Fiscal da Associação Mineira do Ministério Público (AMMP). Reeleita no ano passado, a promotora de Justiça Larissa Rodrigues Amaral comandará a Associação no biênio 2024/2026. A solenidade foi realizada no auditório da AMMP, em Belo Horizonte.
A vice-presidente administrativa da Amagis e da AMB, juíza Rosimere das Graças do Couto esteve na cerimônia e desejou êxito para Larissa Rodrigues Amaral em mais um mandato à frente da AMMP. “Este novo mandato é um testemunho de sua liderança e trabalho profícuo à frente da Associação que representa os membros do Ministério Público mineiro”, disse a magistrada.
A solenidade de posse administrativa foi aberta pelo ex-presidente da AMMP, Epaminondas Fulgêncio Neto que se disse honrado em ter a tarefa de fazer a saudação inicial. “Compreendo a saudação nesses momentos muito mais do que um gesto de educação e cordialidade. A saudação em situações tais tem a força do fomento, do incentivo, do brado pela junção de esforços na tarefa diária da realização dos interesses classistas”, disse.
Jarbas Soares Júnior, procurador-geral de Justiça de Minas Gerais, desejou uma gestão exitosa aos dirigentes que, com a reeleição, refletem a confiança na renovada classe de jovens líderes. “Sou uma testemunha da confiança depositada por cada um dos associados ao trabalho desta diretoria. Em uma era de extremos permeados em desafios complexos, mais do que nunca, a liderança é conquistada por cada dia em cada ação concreta”. O procurador-geral destacou também a participação feminina na diretoria da AMMP. “Este é o reflexo do avanço cultural que estamos presenciando juntos hoje, ao sermos liderados pela nossa querida presidente Larissa Amaral. Ao enaltecer a presença feminina na direção, também é necessário reconhecer que a diversidade é um ativo valoroso das instituições, pois sem ela voltaremos ao obscurantismo e à inaceitável misoginia”, afirmou Jarbas Soares.
Em seu discurso, a presidente Larissa Rodrigues Amaral afirmou que a AMMP seguirá atuante na defesa das prerrogativas de todos os membros do Ministério Público. “Muito embora reeleitos com sucesso e brilho para mais um mandato, o que muito aumenta a nossa responsabilidade, a vitória não é pessoal ou individual. Em nome de toda a diretoria asseguro: hoje é dia de renovação e de novos desafios”, disse.
Larissa agradeceu com humildade o apoio dos colegas de classe pela votação podendo notar que realmente entenderam a essência das propostas apresentadas. “Importa sublinhar que o trabalho é conjunto, associativo e contínuo. Passa, certamente, pela diretoria e conselhos, mas passa também pelo associado, o que não podemos fazer em nada sozinhos”, afirmou Larissa.
Diretoria
Também tomaram posse, a 1ª vice-presidente Luz Maria Romanelli de Castro; o 2º vice-presidente, Fabrício Marques Ferragini; 3º vice-presidente, Francisco Chaves Generoso; 4º vice-presidente, Vinicius Bigonha Cancela Moraes de Melo; 1ª diretora administrativa, Fernanda de Paula Silva; 2ª diretora administrativa, Fernanda Caram Monteiro; 1º diretor financeiro, Júnia Barroso Oliveira Balsamão e 2ª diretora financeira, José Silvério Perdigão de Oliveira.
Conselho Deliberativo da Capital - Iraídes de Oliveira Marques, Josélia de Almeida Santos, Luiz Alberto de Almeida Magalhães, Marcos Viola de Carvalho, Patrícia Ribeiro de Oliveira, Paulo Roberto Moreira Cançado e Reivany Jabour Ribeiro.
Conselho Deliberativo Interior - Calixto Oliveira Souza, Ellen de Souza Faleiro, Fábio Soares Guimarães Filho, Fernando de Abreu, Mendes, Hélio Pedro Soares, Samuel Saraiva Cavalcante e Wagner Marteleto Filho
Conselho Fiscal - Antônio José Leal, Deniza maria Haye Biazevic, Epaminondas da Costa, Flávia Mussi Bueno do Couto, João Paulo Fernandes e Júlia Matos Frossard Naves