O presidente da Amagis, juiz Luiz Carlos Rezende e Santos, participou na tarde desta quarta-feira (1º/2) da posse dos 77 deputados escolhidos pelos mineiros nas últimas eleições para a 20ª Legislatura da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), para o quatriênio 2023-2026. A solenidade foi realizada no Plenário do Legislativo e presidida pelo deputado Doutor Maurício (Novo), o mais velho entre os eleitos. Dos 76 empossados, 52 parlamentares são veteranos e 24 são novatos.

Os parlamentares eleitos foram chamados nominalmente para assinarem o termo de posse em um púlpito no centro do parlamento.



O presidente da Amagis afirmou que a boa interlocução e a parceria com o Legislativo mineiro são fundamentais para o aperfeiçoamento do Judiciário e para a entrega de uma prestação jurisdicional cada vez mais eficaz à população do Estado.

Posse

A deputada eleita Chiara Biondini (PP) não pôde tomar posse juntamente com os demais 76 parlamentares, uma vez que ela ainda não completou 21 anos. Eleita a deputada estadual mais jovem da história de Minas Gerais, Chiara Biondini só poderá ser empossada depois do dia 22 de fevereiro, data do seu aniversário.

A solenidade de posse foi acompanhada por lideranças estaduais, prefeitos e presidentes de câmaras municipais. A mesa foi composta pelas seguintes autoridades: o governador Romeu Zema; o vice-governador Mateus Simões; o presidente do TJMG, desembargador José Arthur Filho; o vice-presidente do TRF-6, desembargador Vallisney Oliveira; o ex-governador Alberto Pinto Coelho; o procurador-geral de Justiça, Jarbas Soares Júnior; a defensora pública-geral do Estado, Raquel Gomes de Souza da Costa Dias; o comandante da 4ª Região Militar, general Paulo Alípio Branco Valença; a reitora da UFMG, Sandra Goulart; o presidente do TRE-MG, desembargador Maurício Torres Soares; e o presidente do TCE, conselheiro Mauri Torres.



Mesa Diretora

Após a 1ª sessão legislativa ordinária, foi realizada a eleição da nova Mesa Diretora da Assembleia Legislativa para o biênio 2023-2024. O comando da ALMG vai ficar com o deputado Tadeu Leite (MDB), eleito por unanimidade. Para a 1ª vice-presidência, foi eleita a deputado Leninha (PT). A 2ª vice-presidência ficou com o deputado Duarte Bechir (PSD). O deputado Betinho Pinto Coelho (PV) será o 3º vice-presidente da Casa. Para 1º secretário, foi eleito o deputado Antonio Carlos Arantes (PL). Para 2º secretário, Alencar da Silveira Júnior (PDT). E para 3º secretário, o deputado João Vítor Xavier (Cidadania).

A 20ª Legislatura começou nesta quarta-feira e termina no dia 31 de janeiro de 2027. A contagem desses ciclos de quatro anos remonta a 1947, quando teve início a 1ª Legislatura. Naquele ano, a ALMG foi reinstalada após ter ficado dez anos fechada pela ditadura do Estado Novo. Em meio à redemocratização do País, a Assembleia Constituinte elaborou a Constituição Estadual de 1947.