Marco Antônio Lopes de Almeida tomou posse na tarde desta segunda-feira, 18 de dezembro, como corregedor-geral do Ministério Público do Estado de Minas Gerais (MPMG) para o biênio 2024/2025. Este será o segundo mandato do procurador de Justiça à frente da Corregedoria-Geral. O procurador foi reeleito em sessão virtual do Colégio de Procuradores do MPMG realizada no dia 11 de dezembro.

A desembargadora Paula Cunha e Silva, integrante da Coordenadoria Amagis Mulheres esteve na solenidade, representando o presidente da Amagis, juiz Luiz Carlos Rezende e Santos. O corregedor-geral de Justiça do TJMG, desembargador Luiz Carlos de Azevedo Corrêa Júnior, representou o presidente do Tribunal, desembargador José Arthur Filho.

Marco Antônio Lopes de Almeida disse se sentir honrado por ser novamente escolhido pelos pares para exercer a função. O corregedor-geral empossado ressaltou a necessidade do diálogo e da união para enfrentar os desafios, e o equilíbrio entre o respeito às tradições e valores da instituição e a necessidade de inovação e modernização para o constante aprimoramento. 

Trajetória  

Natural do Rio de Janeiro, o corregedor-geral eleito ingressou na instituição em 1988. Atuou nas comarcas de Senador Firmino, Três Corações, Muriaé e Belo Horizonte. Em 1995, foi promovido a procurador de Justiça. Dois anos depois, foi designado subcorregedor-geral da instituição. Atuou ainda como secretário-geral e assessor para assuntos especiais. Também foi corregedor-geral do MPMG no biênio 2022/2023.