A vice-presidente Administrativa da Amagis, juíza Rosimere das Graças do Couto, participou do evento de reabertura da Galeria de Arte do Fórum Lafayette, em Belo Horizonte, com a exposição de obras do artista plástico Inimá de Paula.

O evento marcou a reabertura do espaço para mostras após dois anos de restrições devido à pandemia da Covid-19.

O Museu Inimá de Paula, que detém o acervo permanente do artista, selecionou sete de suas mais significativas obras para a exposição no Fórum Lafayette, com curadoria do coordenador de artes e educação do museu, Vítor Camarano.

O juiz Christyano Lucas Generoso, diretor do Foro de Belo Horizonte, destacou que a intenção de se fazer uma exposição com as obras de Inimá de Paula é trazer um pouco mais de vida aos cidadãos mineiros que transitam no Fórum da Capital, aspecto muito encontrado na obra do artista, com a utilização de muitas cores em seus trabalhos. “A Galeria ainda contribui para a divulgação e apresenta às pessoas a obra deste grande artista de projeção internacional”, observou Generoso.

O 2º vice-presidente do TJMG e superintendente da Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef), desembargador Tiago Pinto, agradeceu a presença da família do artista no evento e observou que um dos objetivos da mostra é trazer um alento e admiração, com a obra do artista, às pessoas que estão em litígio e transitam no fórum.

A gerente geral do Museu Inimá de Paula, Andrea Victor Ferreira Lopes, observou que um dos objetivos principais da Fundação é o de preservar e divulgar a obra de Inimá de Paula e que fazer uma exposição dentro do Fórum de BH, onde transitam diversas pessoas, vai ao encontro com deste objetivo. O curador da exposição, Vitor Camarano, também avaliou o caráter da exposição em democratizar o acesso à arte.

A exposição é composta por sete obras que formam um recorte capaz de simbolizar os principais eixos temáticos de Inimá de Paula ao longo da carreira. O modernista Inimá de Paula é um dos artistas brasileiros de maior projeção internacional, reconhecido mundialmente por suas paisagens e retratos de cores fortes e vibrantes. 

Todo o acervo catalogado pela Fundação Inimá de Paula ultrapassa 2 mil itens, entre pinturas, gravuras e desenhos. Entre as pinturas, estão naturezas-mortas, paisagens e retratos, que trazem a principal característica do artista: as cores vivas e as pinceladas vigorosas.

A mostra é fruto da parceria entre o Espaço Cultural Fórum Lafayette e o Museu Inimá de Paula, viabilizada pela Direção do Foro de Belo Horizonte. A exposição Inimá de Paula fica na Galeria de Arte do Espaço Cultural Fórum Lafayette até 27 de maio e pode ser visitada de segunda a sexta-feira, na Avenida Augusto de Lima, 1.549, Barro Preto, das 9h às 18h. A abertura da exposição contou com trilha sonora do DJ Balzzac.