O presidente da Amagis, juiz Luiz Carlos Rezende e Santos, e a vice-presidente Administrativa da Associação, juíza Rosimere das Graças do Couto, participaram nesta quarta-feira, 15, da cerimônia de posse do novo presidente do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais para o biênio 2023/2024, conselheiro Gilberto Diniz. Esta é a primeira vez que um servidor de carreira assumo o cargo na Corte.

Foto: Felipe Jácome / TCEMG

 

Também foram empossados o conselheiro Durval Ângelo no cargo de vice-presidente do TCEMG, e o conselheiro e decano da Casa, Wanderley Ávila, como corregedor.

Para o presidente da Amagis, a posse de Gilberto Diniz como presidente do TCE é um testemunho de sua competência, experiência e comprometimento com o serviço público e com a instituição que o abraçou. "Tenho certeza de que suas habilidades de liderança, conhecimento e ética serão cruciais para manter o Tribunal de Contas do Estado em alta consideração e garantir que a instituição continue a promover a transparência e a responsabilidade financeira e a fornecer um serviço valioso e essencial à população", afirmou Luiz Carlos Rezende.

Foto: Felipe Jácome / TCEMG

 

O presidente da Associação destacou ainda o legado do conselheiro Mauri Torres na presidência do TCE. "Mauri Torres liderou o Tribunal de Contas do Estado de maneira exemplar e estabeleceu altos padrões administrativos que, sem dúvida, continuarão a orientar a instituição. Como cidadão e parceiro institucional, pude testemunhar o seu compromisso incansável com a transparência, a responsabilidade financeira e o bem-estar dos mineiros”, disse o magistrado.

Foto: Vinícius Dias / TCEMG

 

Em seu discurso de posse, Gilberto Diniz afirmou que, assim como fez quando assumiu os cargos de auditor e conselheiro do Tribunal de Contas, compromete-se, com a mesma humildade e o espírito de eterno aprendiz, a continuar trabalhando de forma abnegada e em prol do interesse público, agora diretamente na gestão do Tribunal. “Para tanto, procurarei valer-me da experiência, do aprendizado e do conhecimento que conquistei na minha trajetória até aqui, como forma de retribuição ao Tribunal e à sociedade mineira.  Coragem, determinação, dedicação e bons propósitos nunca me faltaram e nunca faltarão”, disse o novo presidente.

Ao se despedir da presidência do Tribunal, o conselheiro Mauri Torres agradeceu o apoio que recebeu dos servidores do TCE e dos representantes dos Poderes em Minas Gerais durante sua gestão e desejou uma administração profícua ao seu sucessor.

O governador Romeu Zema elogiou os trabalhos prestados pelo conselheiro Mauri Torres e afirmou que a posse de um servidor de carreira no cargo de presidente da Corte representa uma quebra de barreiras e um avanço para o setor público.

Foto: Felipe Jácome / TCEMG

 

O procurador-geral do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas de Minas Gerais, Marcilio Barenco Correa de Mello, destacou a trajetória do novo presidente do TCE e seu compromisso com o serviço público demonstrado nos 35 anos de atuação no Tribunal. “Gilberto Diniz tem prejudicados intelectuais e profissionais inquestionáveis, de solidez e notabilidade que agregam experiência indispensável ao cargo de tamanha envergadura”, disse.  

Durante a solenidade, a esposa do novo presidente, Márcia Diniz, recebeu uma homenagem dos servidores do TCE e do próprio conselheiro, que dedicou a ela a música “I don't want to miss a Thing”, da banda Aerosmith, interpretada pelo Quarteto Minas.

Presenças

Compuseram também a mesa de honra da solenidade o presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, deputado Tadeu Martins Leite; o 1º vice-presidente do TJMG, desembargador Alberto Vilas Boas; a presidente do TRF6, desembargadora Mônica Sifuentes; a defensora pública-geral de Minas Gerais, Raquel da Costa Dias; o procurador-geral do Estado, Jarbas Soares; o deputado federal Miguel Ângelo; o comandante da 4ª Região Militar, general de Divisão do Exército Paulo Alípio Branco Valença; o comandante do Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica, brigadeiro do Ar José Henrique Kaipper; e o capitão dos Portos de Minas Gerais, capitão de Mar e Guerra Leonardo Carvalho.

Trajetórias

Gilberto Diniz é o primeiro servidor de carreira do Tribunal de Contas mineiro a ocupar a presidência do TCEMG. Nascido em Belo Horizonte, Diniz tem 60 anos. Doutor e mestre em Direito, tomou posse como contador-inspetor (atual analista de Controle Externo) do TCEMG em 1988. Em 2006, após aprovação em concurso público, tomou posse como auditor (conselheiro-substituto) do Tribunal. Em 2013, foi nomeado pelo então governador e atual ministro do Tribunal de Contas da União, Antônio Anastasia, como conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais. 

O conselheiro Durval Ângelo assume a vice-presidência da Casa. Após seis mandatos consecutivos como deputado estadual, foi nomeado conselheiro do TCEMG em 2018. Na Corte de Contas, ocupou as funções de ouvidor e corregedor. 

Wanderley Ávila, decano da Casa, assume a Corregedoria. Conselheiro desde 2004 e presidente do TCEMG por dois mandatos, Ávila foi prefeito de Pirapora e deputado estadual por quatro mandatos.