A solenidade do marco inicial da construção das novas instalações do Fórum João Soares, na Comarca de Ibiraci, no Sul do Estado, foi realizada nesta terça-feira, 25/7. O juiz Armando Fernandes Filho, da 1ª Vara Cível, Criminal e da Infância e da Juventude da Comarca de Cássia, esteve presente ao evento representando o presidente da Amagis, juiz Luiz Carlos Rezende e Santos. A unidade deverá ser entregue à população até o primeiro semestre de 2026.
O evento, conduzido pelo presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), desembargador José Arthur de Carvalho Pereira Filho, contou com a presença do diretor do Foro de Ibiraci, juiz Roberto Carlos de Menezes; do 2º vice-presidente do TJMG e superintendente da Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef), desembargador Renato Dresch; do corregedor-Geral de Justiça de Minas Gerais, desembargador Luiz Carlos Correa Júnior; e do ex-presidente e atual superintendente Administrativo Adjunto do TJMG, desembargador Geraldo Augusto de Almeida.
“Este é um importante marco para Ibiraci, pois as edificações que sediam fóruns rapidamente se tornam referências para as comunidades, ganham o afeto da cidade e impactam o entorno onde estão edificadas, criando novos vetores de desenvolvimento”, afirmou o presidente do TJMG.
Juiz Armando Fernandes Filho, representando a Amagis, e o corregedor-Geral de Justiça, desembargador Luiz Carlos Correa Júnior
O diretor do foro de Ibiraci, juiz Roberto Carlos de Menezes, destacou que as novas instalações irão proporcionar mais acessibilidade para idosos e pessoas com necessidades especiais, além de oferecer 15 vagas de estacionamento para jurisdicionados, defensores, promotores e advogados. Haverá ainda vagas para motos e bicicletas.
Novo fórum
O novo fórum terá quase 800 metros quadrados de área construída em pavimento único, capacidade para uma vara, dotado de sistema de ar-condicionado central, sistema de renovação de ar, circuito interno de TV, controles de acesso, informatização completa, sistema de projeção de imagem, sonorização e wi-fi no Salão do Júri.
Referências
Os desembargadores Renato Dresch e Geraldo Augusto de Almeida atuaram como juízes na Comarca de Ibiraci, cidade natal do desembargador aposentado do TJMG Antônio Hélio Silva. "São 75 anos de uma rica jornada. Por aqui passaram notáveis magistrados, que deixaram seus nomes inscritos na história do Judiciário mineiro, dentre eles, dois ex-presidentes do Tribunal de Justiça de Minas Gerais: o desembargador Hugo Bengtsson Júnior, que comandou a Corte mineira nos anos de 2005 e 2006, e o desembargador Geraldo Augusto de Almeida, atual superintendente Administrativo do TJMG, 1º vice-presidente de 2016/2018 e presidente da instituição no final daquele biênio”, disse o presidente José Arthur Filho.
Ele citou, entre os filhos ilustres da cidade, o desembargador Antônio Hélio Silva, que ocupou o cargo de 3º vice-presidente e de 2º vice-presidente do TJMG em meados dos anos 2000.
Presenças
Também participaram da solenidade o presidente da Câmara Municipal de Ibiraci, vereador Sid Kesley; o deputado estadual Antônio Carlos Arantes; além de representantes do Ministério Público, Defensoria Pública, Ordem dos Advogados do Brasil, Polícias Civil e Militar e magistrados da região.
*Com informações Ascom TJMG
*Fotos: Juarez Rodrigues/TJMG
Veja o álbum de fotos da visita do TJMG à Comarca de Ibiraci.