O presidente da Amagis, juiz Luiz Carlos Rezende e Santos, esteve na tarde de hoje (5) na cerimônia de comemoração dos 45 anos da Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes – Ejef, quando houve o lançamento do livro “Ejef: 45 Anos” e a solenidade de entrega da Medalha do Mérito Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes.

"A Escola Judicial de Minas Gerais é verdadeiro diamante de nosso Tribunal. O Desembargador Edésio Fernandes, o então Juiz Sálvio de Figueiredo e o Professor Ricardo Fiúza foram a locomotiva deste verdadeiro comboio do saber que, a cada ano, agrega mais vontade de distribuir conhecimento.  Sucederam a eles pessoas honradas de alto espírito humanitário nas diversas e múltiplas funções que a Ejef abraçou. Ela é nossa referência e o primeiro contato oferecido pelo TJMG aos nossos servidores e à Magistratura Mineira. Estão todos de parabéns", afirmou o presidente da Amagis.

Entre as autoridades presentes estiveram o desembargador Alberto Vilas Boas Vieira de Sousa (1º vice-presidente), representando o desembargador José Arthur de Carvalho Pereira Filho, e o 2º vice-presidente do TJMG e Superintendente da Ejef, desembargador Renato Luís Dresch.

O desembargador destacou o crescimento e o alcance cada da Ejef. “Temos tentado integralizar e horizontalizar a Escola Judicial com muito trabalho e expansão para o interior do Estado. Nossas visitas pelas cidades mineiras têm surtido um efeito muito positivo. Temos trabalhado para a humanização do Poder Judiciário como um todo”, disse Renato Dresch.

Receberam a medalha o gerente do Centro de Tecnologia e Mídias Digitais do TJMG – CETED, Antônio Leonardo de Oliveira Viana, e a coordenadora de Área da Coordenação de Desenvolvimento Humanossocial do TJMG – CODHUS, Marília Miranda de Almeida.

Após a entrega das medalhas, o ex-presidente do Tribunal, desembargador José Fernandes Filho, apresentou palestra com o tema “O sentido da vida e a ética da alteridade”.

Durante a cerimônia foi transmitido um trecho do vídeo produzido em comemoração aos 45 anos da Ejef (assista AQUI). 

Compuseram a mesa de honra o 1º vice-presidente do TJMG, desembargador Alberto Vilas Boas Vieira de Sousa; o 2º vice-presidente do TJMG e superintendente da Ejef, desembargador Renato Dresch; o corregedor-geral de Justiça do Estado de Minas Gerais, desembargador Luiz Carlos de Azevedo Corrêa Junior; a vice-corregedora-geral de Justiça de Minas Gerais, desembargadora Yeda Monteiro Athias; o diretor da Escola Judicial Militar do TJMMG, desembargador James Ferreira Santos; o presidente do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais, conselheiro Gilberto Pinto Monteiro Diniz; o ex-presidente do TJMG, desembargador José Fernandes Filho; a coordenadora da Escola Superior da Defensoria Pública, defensora pública Silvana Lourenço Lobo, representando a defensora pública-geral do Estado de Minas Gerais, Raquel Gomes de Souza da Costa Dias; o advogado-geral adjunto para o contencioso da Advocacia-Geral do Estado (AGE-MG), Fábio Murilo Nazar; o presidente da Associação dos Magistrados Mineiros (Amagis), juiz Luiz Carlos Rezende e Santos; a desembargadora Kárin Emmerich, presidente da Associação Brasileira de Mulheres de Carreira Jurídicas.