Com o objetivo de promover o debate de temas de interesse da magistratura no âmbito nacional, com enfoque na magistratura estadual e criar debate fomentando discussão e crítica sobre a pauta do Judiciário nacional, a Associação dos Magistrados Mineiros (Amagis) realiza no próximo dia 6 de maio, a abertura do Ano Temático.

O evento, que será realizado durante toda a gestão da atual diretoria da Amagis, presidida pelo juiz Bruno Terra, contará com encontros quadrimestrais. Em todas as ocasiões, palestrantes de renome levantarão debates sobre temas relevantes para toda a magistratura, seja na perspectiva da construção de um Judiciário melhor equipado, seja na perspectiva do pronto e adequado atendimento das demandas da cidadania.

2010

O primeiro encontro do Ano Temático vai debater a verticalização e concentração de poderes nos Tribunais Superiores. Grandes formadores de opinião participarão do Ano Temático contribuindo com a Amagis para fortalecer a base da magistratura, promover a união dos partícipes dos mecanismos da Justiça, entre eles o próprio jurisdicionado, e possibilitar ações que promovam um diálogo com o Congresso Nacional.

O desembargador Reynaldo Ximenes, ex-presidente da Amagis, e o deputado federal José Genoino serão os expositores do dia 6 de maio. Participarão também os assessores especiais da presidência da Amagis, desembargadores Tiago Pinto e Nelson Missias de Morais, que também é ex-presidente da Amagis, como debatedores; e o desembargador Herbert Carneiro, vice-presidente da Associação, como mediador.

O presidente da Amagis, juiz Bruno Terra, explica a realização do Ano Temático. “Numa época de transição, em que tantas expectativas são depositadas no Congresso Nacional a respeito dos destinos da magistratura, especialmente quando sabemos que é possível uma nova etapa de reforma do Judiciário e que o STF deve encaminhar o anteprojeto de novo Estatuto da Magistratura, revela-se de toda importância construir pontes entre o Judiciário e o jurisdicionado, os demais operadores do direito e o Congresso Nacional; o Judiciário e os demais operadores do direito; o Judiciário e, muito particularmente, o Congresso Nacional. É necessário estabelecer esse debate para que se façam conhecidas as nossas necessidades, as nossas aspirações e tudo quanto for imprescindível à melhoria do atendimento jurisdicional à população na 1ª e 2ª instâncias, que ainda não foram adequadamente aquinhoadas nos esforços pretéritos de reforma do Judiciário”, afirmou.

Serviço:

Ano Temático – 2010 – Palestra 1
06 de maio de 2010
Verticalização e concentração de poderes nos Tribunais Superiores
Local: Auditório da Amagis (Rua Albita, 194, 2º andar – Cruzeiro, BH/MG)
Horário: 19h30

As inscrições devem ser feitas até o dia 04 de maio através do e-mail: anotematico@amagis.com.br