A Associação dos Magistrados Mineiros (Amagis) está lançando o PRÊMIO AMAGIS DE JORNALISMO 2022. O objetivo é estimular a produção de reportagens sobre a importância do Judiciário e da Magistratura para a sociedade. O Prêmio será dividido em seis categorias: Jornalismo impresso; Reportagem de rádio; Reportagem de TV; Internet (sites e blogs); Fotojornalismo e Imprensa do Interior do Estado.

O prêmio tem o apoio institucional da Associação Mineira de Rádio e TV (Amirt), da Associação Mineira de Municípios (AMM), do Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais e da Academia Mineira de Letras.

Imprensa e Democracia

Para o presidente da Amagis, juiz Luiz Carlos Rezende e Santos, “a imprensa livre é um dos pilares de qualquer democracia, assim como um Judiciário independente. Por isso, como um canal de diálogo e informação com a população, os meios de comunicação e o trabalho dos jornalistas precisam ser valorizados”.

De acordo com a diretora de Comunicação da Associação, juíza Daniela da Cunha Pereira, a iniciativa pioneira tem o objetivo de valorizar o jornalismo profissional em contraponto à onda das fake news e ataques às instituições democráticas.
Os trabalhos inscritos deverão abordar, pelo menos, uma das seguintes pautas sugeridas referentes à importância social da Magistratura: Mediação e Conciliação na pacificação de conflitos; Proteção à população de vulneráveis; Decisões e atuação em defesa do meio ambiente; Crescimento da presença feminina qualifica e pluraliza o Judiciário; Alternativas ao Sistema Prisional e ressocialização do indivíduo; Papel dos juízes e juízas eleitorais na consolidação da Democracia, além de outras ações que reafirmem a importância social da Magistratura e do Judiciário na pacificação dos conflitos e garantia do Estado de Direito e da Democracia.

As inscrições serão feitas pelo site www.premioamagisdejornalismo.com.br, por meio do preenchimento de formulário disponível no período de 1° de setembro a 1º de novembro de 2022. Serão aceitos trabalhos publicados nos veículos de comunicação de jornalismo impresso, internet (sites e blogs) e veiculados nas emissoras de televisão e rádio no período de 1º de novembro de 2021 a 1º de novembro de 2022.