A Amagis irá promover no dia 26 de abril, às 19h30, a live de lançamento da 23ª edição da Revista MagisCultura, com o tema “As montanhas e a arte de Minas”. A transmissão ao vivo será realizada no site da Amagis e no canal da Associação no YouTube.

O encontro será mediado pelo jornalista e editor de MagisCultura, Manoel Marcos Guimarães, e terá a participação do presidente da Amagis, desembargador Alberto Diniz, do juiz Renato Jardim (presidente do Conselho Editorial da revista), do desembargador Gutemberg da Mota e Silva (autor e membro do Conselho Editorial), da juíza Aldina Soares (autora e membro do Conselho Editorial) e de Márcio Sampaio (artista plástico, professor de História da Arte e um dos entrevistados da reportagem de capa).

A MagisCultura nº 23 é a segunda edição da revista publicada durante a pandemia de Covid-19. Assim como a Ciência, a Cultura também deu mostras nesse período da capacidade humana de resistir e de se reinventar diante das adversidades. Alguns dos exemplos da resistência cultural são mostrados nesta edição, como o ensaio sobre Lima Barreto - "Lima Barreto: o triste fim de uma vítima do preconceito" -, de autoria do desembargador Gutemberg da Mota e Silva.

A resistência cultural também associa-se à ambiental na reportagem de capa da edição, que trata do ‘peso’ das montanhas mineiras nas artes.

A aquarela que ilustra a capa da revista é de Mário Zavagli e retrata a paisagem da região de Diamantina, com o Pico do Itambé.

A 23ª MagisCultura traz também poemas que lamentam a degradação da Serra do Curral e os recentes desastres provocados pela extração minerária em Minas Gerais, além de sensíveis contos, crônicas e poesias que tentam desvendar os segredos e as contradições da alma humana.

Veja abaixo o índice da revista, com os textos e autores:

LITERATURA
- Lima Barreto - Da alegria da festa da Abolição à tristeza pelo preconceito de cor
Gutemberg da Mota e Silva

CRÍTICA LITERÁRIA
- O cheiro Drummond
Amaury Silva

CONTO
- Fim de tarde
José Aparecido Fausto de Oliveira
- Sol poente
Marco Aurélio de Medeiros
- O Encontro
Sílvia Nascimento

CRÔNICA
- O sabor amargo do nada
José Fernandes Filho

CAPA
- As montanhas e as artes em Minas
Manoel Marcos Guimarães
- Mantiqueira, a serra de Dantas Mota
Caio Junqueira Maciel
- Caraça, o gigante deitado
J. D. Vital

POESIA
- Lamento serrano
Renato Jardim
- Elegia à terra mineral
Amaury Silva
- A ponte
Rogério Medeiros Garcia de Lima
- Três poemas
Aldina Soares
- Dois poemas
Llewellyn Medina
- Dois poemas
João Quintino
- Três poemas
Fernando Armando Ribeiro

ICONOGRAFIA
- A Deusa da Justiça nas praças do mundo
Marcelo Piragibe

FILOSOFIA
Relatividade do mérito e o raciocínio binário
- Armando Barreto Marra