Em uma reafirmação da importância do papel institucional do Parlamento mineiro, a Amagis e a Associação Mineira do Ministério Público (AMMP) se uniram para revitalizar o diálogo e a interlocução com os 77 deputados estaduais após a abertura dos trabalhos legislativos.

 

Além de reforçar a parceria em defesa das carreiras de Estado, Amagis e AMMP promoveram, na quinta (2), encontro de confraternização e de homenagem aos parlamentares que, na véspera, tomaram posse para a 20ª Legislatura da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) ao quatriênio 2023/2026.




Veja mais fotos do evento aqui. 

Para o presidente da Amagis, juiz Luiz Carlos Rezende e Santos, o encontro foi marcado pela cordialidade democrática e institucional. “A confraternização reforçou o ideal de união e harmonia entre os Poderes, que norteiam a Magistratura mineira, o Ministério Público do Estado e a Assembleia Legislativa e é imprescindível para a garantia da paz social e do Estado Democrático de Direito”, pontuou Luiz Carlos Rezende e Santos.

Assista aos depoimentos abaixo: 

 


Se a janela de vídeo não abrir, clique aqui.

De acordo com a presidente da AMMP, promotora Larissa Rodrigues Amaral, o encontro selou, mais uma vez, a forte parceria entre a Amagis e Associação Mineira do Ministério Público e fortaleceu o diálogo com os parlamentares mineiros. "O objetivo dessa noite tão especial é celebrar a aproximação entre nossas instituições, fomentar o diálogo e gerar bons frutos para o povo mineiro. Por isso, é fundamental ter essa interlocução entre os membros do Ministério Público, da Magistratura mineira e os deputados", afirmou.

Integração

Membros da diretoria da Amagis e da AMMP, magistrados, integrantes do Ministério Público e do TJMG, conselheiros do Tribunal de Contas do Estado e autoridades estiveram presentes no evento, que foi realizado no restaurante O Conde, em Belo Horizonte, e contou com a presença de diversos parlamentares mineiros.

Entre eles novo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Tadeu Martins Leite. Para ele, a iniciativa da Amagis e da AMMP é de fundamental importância para reforçar a parceria e a boa convivência entre os poderes no Estado. “A interlocução do parlamento mineiro com as instituições é fundamental e deve ser frequente. Com a união entre os poderes públicos e a convivência harmônica, cada um com sua independência, quem ganha é a população do Estado de Minas Gerais. Não tenho dúvidas de que o evento promovido pela Amagis e pela AMMP hoje é uma importante oportunidade para que a gente reforce, cada vez mais ,esse diálogo”, disse.

O presidente do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE-MG), conselheiro Mauri Torres, demonstrou sua satisfação em participar desse relacionamento dos Poderes e os órgãos do Estado. “É uma interrelação fraterna, buscando os interesses e convergências para que possamos crescer em nosso Estado e levar para nosso País a cultura que os mineiros têm. Diferente das cores partidárias e políticas, procuramos sempre a convergência, buscando resolver as soluções do Estado. A Amagis e a AMMP são associações muito queridas e respeitadas e estão realizando um trabalho muito importante para as classes”, elogiou Mauri Torres.

O secretário de Governo do Estado de Minas Gerais, Igor Eto, representado o governador Romeu Zema, parabenizou a Amagis e a AMMP pela celebração que, de acordo com ele, demonstra a harmonia entre os Três Poderes, diante de tantos desafios à frente. “Minas Gerais é um Estado onde nosso povo clama por melhorias e temos de andar em harmonia na construção de melhores dias para o povo mineiro”, afirmou o secretário.

De acordo com a deputada estadual Andréia de Jesus, o evento demonstra como as instituições dialogam e se conectam. Segundo ela, a iniciativa é muito importante, principalmente nesse momento, onde o estado e todo o País presencia atos antidemocráticos. “Estes atos precisam ser estancados e este encontro aqui hoje é uma prova de que queremos dialogar e construir juntos. Estamos avançando, também democraticamente, com a presença de mulheres no espaço de Poder”, ressaltou a parlamentar, segundo a qual o momento de confraternização é para celebrar, também, o aumento do número de mulheres no Legislativo. “Hoje somos 15 e costumo dizer que quando uma mulher sobe, ela puxa a outra. Então a tendência é ampliar o número de mulheres nos poderes públicos” comemorou a deputada.

Para o presidente da Câmara Municipal de Belo Horizonte, vereador Gabriel Azevedo, a palavra-chave da iniciativa da Amagis e AMMP é democracia. “Essa ideia que surgiu em 509 a.c. justamente para impedir que o poder se concentre, possibilitando ao cidadão ter sua vez. Essa ‘invenção’ levou uns 200 anos até aparecer e demorou dois milênios para a democracia voltar a vigorar no planeta. E ela vigora por instituições sólidas, que precisam ser preservadas. Executivo, Legislativo e Judiciário são funções essenciais à justiça. É só com a defesa do que é caro ao cidadão, que nós progredimos. Não é com a antipolítica ou com a violência. É justamente preservando aquilo que temos de mais evoluído: as instituições e a defesa da cidadania”, declarou o parlamentar.