pensionistas-amagis1.jpg
As pensionistas da magistratura mineira estiveram hoje, 10, na sede da Amagis, para uma reunião que discutiu diversos assuntos de interesse da classe. O presidente da Associação, desembargador Herbert Carneiro, fez a abertura do encontro desejando boas vindas a todos e agradecendo a parceria da diretora de Pensionistas da Amagis, Marlene Maria Fernandes, segundo ele, uma “guerreira incansável na defesa dos direitos das pensionistas”.

Durante a reunião, Herbert Carneiro informou sobre as ações que a Amagis tem desempenhado em âmbito estadual e nacional em favor de toda a magistratura, incluindo as pensionistas, entre elas a Proposta de Emenda Constitucional, que está tramitando no Congresso Nacional, e cria a VTM (Valorização por Tempo de Magistratura). É o resgate do antigo ATS e, de acordo com Herbert Carneiro, uma maneira de valorizar a magistratura, reconhecendo, por mérito e por justiça, o tempo prestado à magistratura.

O presidente da Amagis falou também sobre a tramitação da Lei de Organização e Divisão Judiciárias (LODJ) na Assembleia Legislativa de Minas e os benefícios previstos, e destacou também assuntos sobre a equivalência salarial. "Há uma disposição do Tribunal em pagar e nós estamos acompanhando a execução orçamentária para disponibilizar o pagamento", afirmou.

pensionistas-amagis.jpg
Antes de concluir, o presidente da Amagis falou sobre o Integramagis, que é o programa de promoção de saúde e integração da magistratura. De acordo com ele, o Integramagis será reformulado para retornar, possivelmente, ainda neste ano.

A diretora Marlene Fernandes agradeceu as palavras do presidente e falou sobre os demais temas que foram tratados na reunião, entre eles questões sobre pagamentos de pensão, recebimento de verbas, declaração de Imposto de Renda, alterações feitas no Plano de Saúde da Amagis e o Congresso Nacional de Pensionistas da AMB, que este ano deve acontecer na cidade de Gramado, no Rio Grande do Sul, entre os dias 29 de setembro a 3 de outubro.

Além disso, Marlene Fernandes fez um convite às pensionistas para participarem das aulas de dança promovidas pela Amagis, no salão de festas da Associação, e do Coral da Amagis , que foi reativado e está recebendo inscrições. Os interessados em participarem do coral devem comparecer aos ensaios que acontecem às terças e quintas-feiras, das 20h às 22h, no auditório da Amagis, e realizar um teste vocal.

Marlene Fernandes ainda destacou que a reunião atingiu seus objetivos, pois teve uma participação muito boa, com mais de 50 pensionistas presentes, e afirmou que elas se mostraram felizes e agradecidas à Amagis.

Também participaram do encontro a coordenadora de Processamento de Pagamentos de Magistrados e Pensionistas do TJMG, Lívia Maria Ladeira Mol; a coordenadora do Plano de Saúde da Amagis, Marina Shizuko, os advogados Edgar Moreira e Arivaldo Resende Júnior; a advogada Daniela Petruccelli, do Departamento Jurídico da Amagis; e o gerente do Sicoob JUS-MP, Wilson Ferreira.