Opções de privacidade

Amagis recebe a candidata à Presidência da AMB, juíza Vanessa Mateus, que destaca importância dos filiados na eleição

06/11/2025 11h30 - Atualizado em 06/11/2025 11h44


A Amagis recebeu, nesta terça-feira, 4 de novembro, a juíza do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) Vanessa Mateus, candidata única à Presidência da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), que esteve em Belo Horizonte para apresentar as propostas da chapa “Combatividade, Coragem e União” e dialogar com magistrados e magistradas de Minas Gerais sobre os desafios e as perspectivas da nova gestão. O encontro foi realizado no auditório da Amagis e transmitido ao vivo pelo canal da Associação no YouTube. 

A solenidade marcou o lançamento oficial da campanha da chapa em Minas Gerais, reafirmando o protagonismo e a força da Magistratura mineira no cenário associativo nacional.

Clique aqui para assistir (a transmissão pode ser acessada apenas pelos associados à Amagis, sendo necessária a utilização dos dados do cadastro na Amagis - login e senha, que deverão ser digitados na "ÁREA DO ASSOCIADO" na parte superior deste site). Caso não se lembre de sua senha, é possível criar outra aqui.

Veja no final do texto as datas e os procedimentos para votar. 

A presidente da Amagis e candidata à vice-presidência da AMB, juíza Rosimere Couto, destacou o compromisso da atual gestão com a valorização da carreira. De acordo com a magistrada, o encontro reafirmou o papel de Minas Gerais como um dos pilares do associativismo no País e reforçou a confiança da Magistratura mineira no projeto coletivo apresentado. “A nossa luta não é apenas por questões remuneratórias. Lutamos porque conhecemos a entrega, o esforço e as dificuldades enfrentadas por cada juiz e juíza do Brasil. A Magistratura trabalha sob crescente pressão e, ainda assim, mantém firme o compromisso com a sociedade”, afirmou. Rosimere ressaltou a confiança na liderança de Vanessa Mateus, reforçando que “Minas apoia uma gestão que une, valoriza e inspira a Magistratura brasileira”.

 

Em sua fala, Vanessa Mateus agradeceu o apoio dos colegas de Minas Gerais, que, segundo ela, “sempre estiveram de mãos dadas com a AMB”. A juíza também destacou o papel histórico da Amagis, que em 2025 completou 70 anos. “Fizemos questão de prestigiar as sete décadas desta instituição tão grandiosa, que sempre esteve ao lado da AMB na defesa da Magistratura. Nossa presença em Minas é um reconhecimento da força e da liderança dos magistrados mineiros no cenário nacional”, ressaltou.

A candidata relatou ter percorrido todo o País para conhecer de perto as realidades e peculiaridades da Magistratura em cada estado e reforçou que sua candidatura “é fruto de uma composição amadurecida, construída com diálogo e cooperação entre colegas que pensam a magistratura de diferentes formas”.

Vanessa salientou que o momento é de coesão e fortalecimento da classe, especialmente diante de pautas relevantes como a reforma administrativa e a defesa das prerrogativas da carreira. “Estamos diante de um momento inédito na história do associativismo: não haverá disputa em nenhum estado brasileiro neste ano. Isso demonstra amadurecimento e unidade da Magistratura”, afirmou.

Ao apresentar as diretrizes de sua plataforma, Vanessa elencou três dos principais pontos de sua atuação: o reajuste anual dos subsídios, a Valorização do Tempo de Magistratura (VTM) e a aprovação da PEC nº 6/2024, que prevê a redução gradual da contribuição previdenciária até sua extinção em dez anos. Também abordou demais pautas voltadas a magistrados aposentados e pensionistas, o calendário esportivo da AMB e o incentivo ao fortalecimento do universo acadêmico e científico da Magistratura.

O presidente da Escola Nacional da Magistratura e ex-presidente da Amagis e do TJMG, desembargador Nelson Missias de Morais, também saudou a candidata. “Quando Vanessa foi escolhida, sabíamos que era uma liderança capaz de unir e amplificar a voz da Magistratura brasileira perante o Congresso Nacional. Hoje, vemos uma mulher grandiosa ao lado de outra mulher grandiosa, Rosimere Couto, e de tantas outras que constroem o caminho da Magistratura”, disse.

Nelson Missias destacou que o fortalecimento da Magistratura só é possível com a união e a atuação conjunta da classe. Segundo ele, é esse espírito coletivo que permitirá ao Judiciário responder às expectativas da sociedade e avançar com equilíbrio e coragem. “Precisamos caminhar juntos, porque a população muito espera do Judiciário. Sob a liderança de Rosimere na Amagis, e de Vanessa na AMB, avançaremos com coragem e equilíbrio para construir um novo caminho, sem perder de vista as conquistas já alcançadas até aqui”.

Também presente ao encontro, o desembargador Doorgal Borges de Andrada, ex-presidente da Amagis, destacou a trajetória de Vanessa no associativismo e sua dedicação à Magistratura. “Trata-se de um trabalho árduo e abnegado, que exige entrega e compromisso com a causa coletiva. E Minas Gerais está sempre pronta a colaborar na defesa intransigente da nossa classe”, afirmou.

O desembargador do TJSP Jayme de Oliveira, ex-presidente da AMB, expressou gratidão e reconhecimento à Magistratura mineira e ressaltou que Minas Gerais tem sido fundamental na construção dos consensos que fortalecem a magistratura nacional. “Devo muito a Minas. A minha eleição à Presidência da AMB, disputadíssima, passou obrigatoriamente por este estado. Minas sempre esteve na base das grandes decisões associativas do país”, recordou.

Jayme destacou ainda que a futura gestão da AMB deve estar atenta à diversidade interna da Magistratura. “Quero dizer aos magistrados brasileiros que esta gestão estará preocupada com as muitas magistraturas que existem dentro da magistratura. Todos precisam de um olhar individualizado, porque cada um tem suas necessidades e desafios próprios”, afirmou.

Presentes ao evento, também manifestaram apoio à candidatura de Vanessa Mateus os presidentes da Associação dos Magistrados do Ceará, juiz José Hercy Ponde de Alencar; da Associação dos Magistrados do Distrito Federal e Territórios, juiz Carlos Alberto Martins Filho; da Associação dos Magistrados da Justiça Militar da União, juiz Edmundo Franca de Oliveira; da Associação dos Magistrados do Espírito Santo, juíza Glícia Mônica Dornelas Alves Ribeiro, e a diretora tesoureira da AMB, juíza Maria Isabel da Silva.

Ao final do encontro, os participantes puderam fazer perguntas e comentários à candidata, em um momento de diálogo franco e construtivo sobre o futuro da Magistratura e o fortalecimento da AMB.

No período da tarde, a juíza Vanessa Mateus, acompanhada pela presidente da Amagis, demais integrantes da chapa e lideranças locais, visitaram o Fórum Cível e Fazendário de Belo Horizonte e a sede do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG).

No Fórum Cível e Fazendário, as duas se reuniram com os colegas que atuam na unidade, em encontro realizado na sala da Amagis, onde ampliaram os debates sobre os desafios da magistratura e as propostas da chapa “Combatividade, Coragem e União”.

Em seguida, na sede do TJMG, Vanessa Mateus e Rosimere Couto foram recebidas pelo presidente do Tribunal, desembargador Luiz Carlos de Azevedo Corrêa Júnior, em uma reunião marcada pelo diálogo sobre o fortalecimento da magistratura.


 

Chapa “Combatividade, Coragem e União

Presidente

Vanessa Ribeiro Mateus – APAMAGIS

Vice-presidentes

Alexandre José Gonçalves Trineto – AMPB

Carlos Alberto Martins Filho – AMAGIS-DF

Cristiano Vilhalba Flores – AJURIS

Deise Holder Silva Martins – AMARN

Eunice Bitencourt Haddad – AMAERJ

Felipe Augusto de Magalhães Calvet – AMATRA IX

Gustavo Adolfo Plech Pereira – AMASE

Líbio Araújo Moura – AMEPA

Marcel Ferreira dos Santos – AMAPAR

Marcelo Pizolati – AMC

Mário José Esbalqueiro Júnior – AMAMSUL

Rosimere das Graças do Couto – AMAGIS

Coordenadores

Justiça Estadual: Patrícia Machado Carrijo – ASMEGO

Justiça Federal: Anderson Furlan Freire da Silva – APAJUFE

Justiça do Trabalho: Bruno José Perusso – AMATRA-2

Justiça Militar: Fábio Duarte Fernandes – AMAJME

Aposentados: Pedro Cauby Pires de Araújo – APAMAGIS

Conselho Fiscal

Fabíola Cristina Inocêncio – AMERON

Hélio Pinto Pinheiro – ALMAGIS

Luís Márcio Nascimento Albuquerque – AMAZON

Marianne Júdice de Mattos – AMAGES

Thiago Brandão de Almeida – AMAPI


Saiba como votar:

Período de votação - De 10 a 14 de novembro

  • Voto pela internet

Das 8h do dia 10/11 até 20h do dia 12/11 (horário de Brasília).

Acesse o site da AMB (amb.com.br) ou o site das eleições (eleicoes2025.amb.com.br).

Clique no botão “Vote Aqui” que estará disponível na página inicial do site a partir do dia 10 de novembro.

Você será redirecionado para o site do TRE-DF.

Use o login e a senha enviados ao seu e-mail cadastrado na AMB. O e-mail será enviado antes do dia 10/11.

No sistema, siga as instruções e escolha a chapa única concorrente.

 

  • Voto por correspondência

A sobrecarta já foi enviada para o endereço de cada magistrado cadastrado na AMB.

Ela já vem endereçada à sua associação estadual.

Vá a uma agência dos Correios e envie o voto o quanto antes.

As cartas devem chegar à associação até 14/11, às 18h (horário de Brasília).

 

  • Voto presencial

Nos dias 13 e 14/11, das 8h às 18h (horário de Brasília), nas sedes das associações(em Minas será na sede da AMAGIS).

O voto será depositado em urna.

---

Magistrados em trânsito poderão votar na sede da AMB.

  • Importante

Se houver duplicidade de votos:

* prevalece o voto eletrônico;
* entre carta e presencial, vale o presencial.

---

Mais informações e dúvidas

Telefone: (61) 2103-9000
E-mail: eleicoes@amb.com.br
Saiba mais em eleicoes2025.amb.com.br