Os organizadores do VI Congresso Internacional de Direito Penal e Criminologia e IV Congresso Mineiro de Direito Penal e Criminologia, realizados em setembro, em Belo Horizonte, enviaram mensagem de agradecimento à Amagis pela contribuição da Associação para o sucesso do evento.
O Congresso reuniu diversos especialistas, estudiosos e juristas de vários países, que realizaram um elevado debate acerca de temas relevantes sobre questões ligadas à criminologia, ao poder punitivo do Estado e à matéria penal. Entre eles, o ex-prefeito de Nova Iorque, que abordou o tema da política de “tolerância zero”, programa implantado por ele em sua gestão, na década de 1990; o procurador Regional da República, Eugênio Pacelli de Oliveira, que representou o ministro do STF, Gilmar Mendes, e falou sobre corrupção sistêmica; e o presidente da Amagis e presidente do CNPCP, Herbert Carneiro, que participou da primeira palestra do Congresso, juntamente com o procurador. Na ocasião, o magistrado apresentou uma visão crítica sobre parte do projeto do Código Penal, com relação à predileção às penas privativa de liberdade, destacando a atual situação do sistema carcerário no país .
O Congresso foi realizado pelo Instituto de Educação Superior Latinoamericano (IESLA) e pela Escola Superior de Justiça (ESJUS), e aconteceu no Minascentro entre os dias 2 e 4 de setembro.
Leia aqui a mensagem de agradecimento enviada pelos organizadores à Amagis.