O presidente da Amagis, juiz Luiz Carlos Rezende e Santos, recebeu nesta quarta-feira, 5/10, na sede da Associação, integrantes de delegação da Argentina, que vieram ao Brasil com o objetivo de conhecer de perto a experiência das Apacs – Associação de Proteção e Assistência ao Condenado. Integram a equipe o presidente da Apac de Santa Fé (cidade do leste da Argentina), Santiago Adanti; a secretária da Apac Santa Fé, Cecília Bonino; a defensora provincial do Serviço Público Provincial da Defesa Penal, Jaqueline Ana Balangione; a subsecretaria do Registro Provincial de Violência Institucional do Serviço Público Provincial da Defesa Penal de Santa Fé, María Lorena Negro; vice-reitor da Universidade Católica de Santa Fé (UCSF), Carlos Scatizza; delegado episcopal da Pastoral Carcelaria, Bernardo Blanchoud; e o Relações Internacionais da FBAC, Dênio Marx.

Em conversa com o presidente da Amagis, a equipe falou sobre o objetivo de implantação de uma Apac na cidade de Santa Fé, onde a unidade já existe juridicamente, mas ainda não foi implantada. Esclareceram dúvidas e conheceram um pouco da experiência das Associações de Proteção aos Condenados de Minas Gerais para o sistema prisional. Para Luiz Carlos Rezende e Santos, as Apacs têm o poder de contribuir para a melhora do sistema prisional em todo o mundo.

Jaqueline Ana Balangione é também Magistrada aposentada na província de Santa Fé e, durante o encontro, pediu apoio da Amagis para acolhida e o intercâmbio de informações quanto à implantação da APAC na cidade argentina. Luiz Carlos salientou que os juízes Juarez Morais de Azevedo e Paulo Antônio de Carvalho, atualmente aposentados, são artífices no tema e podem servir de referência para o projeto da delegação. A equipe agradeceu ao presidente da Amagis e o convidaram para comparecer na província de Santa Fé, na Argentina, no próximo mês de novembro, quando será realizado seminário de Magistrados.

Ao fim do encontro, o presidente Luiz Carlos entregou aos visitantes uma edição do livro de sua autoria em parceria com o sociólogo e professor Luís Flávio Sapori, “Tratamento Penitenciário: um estudo sobre tortura, maus-tratos e assistência às pessoas privadas de liberdade”. O magistrado presentou a delegação ainda com edição da MagisCultura de número 18, que traz texto do desembargador Rogério Medeiros sobre o escritor argentino Jorge Luís Borges. Leia aqui. 

A delegação chegou a Belo Horizonte no dia 2 de outubro e visitou a sede da FBAC, na cidade de Itaúna (MG). Conheceu as unidades masculina e feminina e participou de workshop realizado na sede da FBAC. Nesta quarta-feira, depois da visita à sede da Amagis, os integrantes da delegação foram conhecer a Apac de Belo Horizonte e o programa Novos Rumos do TJMG. Nesta quinta-feira, 6/10, eles visitarão a Apac de Santa Luzia, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.