honracamara.jpgCom 57 anos de serviços prestados à magistratura e a sociedade, a Amagis foi homenageada nesta noite, 16, com o Diploma de Honra ao Mérito concedido pela Câmara Municipal de Belo Horizonte (CMBH). A honraria foi uma iniciativa do vereador Daniel Nepomuceno – filho do falecido desembargador Nepomuceno Silva, ex-diretor da Associação – que com o presidente da Câmara, vereador Léo Burguês, entregou o diploma ao presidente da Associação, juiz Bruno Terra.

“A Amagis faz parte da minha vida. Nasci no quarteirão da Amagis, cresci no seu clube de lazer, vi a Amagis crescer, e mais do que isso, acompanhei o fortalecimento da magistratura mineira”. Disse o vereador Daniel Nepomuceno na abertura de seu discurso, no qual além de registrar a história da Associação, sua importância como interlocutora dos três poderes e da sociedade, desejou que os próximos anos da Amagis sejam marcados por conquistas em prol da magistratura.

Para o presidente da CMBH, vereador Léo Burguês, ao longo dos tempos, a Amagis sempre visou atender os anseios da classe, fortalecendo a atuação da magistratura mineira. Para ele, o trabalho que a instituição faz traz benefícios para toda a sociedade, uma vez que o fortalecimento do Judiciário e o relacionamento de alto nível dos três poderes constituem mais uma etapa para o fortalecimento da democracia.

O presidente da Amagis, juiz Bruno Terra, lembrou que recebeu a honraria devido as circunstâncias, pois, segundo ele, a presidência da Associação é uma ocasião. E fez questão de citar os ex-presidentes, os diretores e colegas que fazem parte da história da Associação. “São pessoas que trouxeram à nossa Associação o sentimento de avanço, não apenas para as questões associativas, mas para o bem da cidadania”, afirmou Bruno Terra, destacando que novas conquistas virão, mas não isoladas da sociedade, pois somente a articulação política entre os Poderes constituídos e a cidadania haverá de ofertar a todos a democratização interna do Poder Judiciário e o compromisso dialogado para solução dos problemas que afetam a prestação jurisdicional em cada quadrante de Minas Gerais.


honraroque.jpgRepresentado o presidente da AMB, desembargador Nelson Calandra, que não pode comparecer em razão de compromisso pré-agendado, o secretário-geral da AMB, desembargador Nelson Missias de Morais, disse que nas palavras do presidente da entidade, a Amagis é a grande referência em termos associativos para o Brasil. Para Nelson Missias, que foi presidente da Amagis, o Diploma de Honra ao Mérito é um reconhecimento de uma história de 57 anos em defesa das prerrogativas da magistratura e de uma Justiça mais cidadã.

Na ocasião, o vereador Daniel Nepomuceno também homenageou os funcionários da Amagis, que foram representados pelo mensageiro Roque Silva Rodrigues, que trabalha na Associação a mais de 15 anos.