A Amagis recebeu, nesta sexta-feira (26 de junho), grupo de magistrados que passaram a integrar o Judiciário mineiro por meio da permuta interestadual, regulamentada no Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) pela Resolução nº 1.119/PR/2025.

Os juízes foram recepcionados na sede da Associação pela presidente da Amagis, juíza Rosimere Couto, e pelo vice-presidente Administrativo, juiz Jair Francisco dos Santos, em um encontro de boas-vindas que reuniu também familiares dos novos integrantes da Magistratura mineira.

"Receber colegas que escolheram vir para Minas Gerais é motivo de grande satisfação para a Associação. Tenho certeza de que eles serão muito bem acolhidos e que contribuirão com suas experiências para o fortalecimento do nosso Judiciário. Encontrarão aqui um ambiente de integração, respeito e apoio, tanto no exercício da Magistratura quanto na convivência associativa", afirmou a presidente da Amagis.

O vice-presidente Administrativo da Amagis, juiz Jair Francisco dos Santos, destacou a importância da recepção promovida pela Associação. "A chegada dos magistrados representa um momento importante para o Judiciário mineiro e a Amagis faz questão de recebê-los de forma próxima e acolhedora”, ressaltou.

Mais cedo, os magistrados estiveram na sede do TJMG, onde foram recebidos pelo presidente do Tribunal, desembargador Luiz Carlos de Azevedo Corrêa Junior, pelo corregedor-geral de Justiça, desembargador Estevão Lucchesi, e pelo juiz auxiliar da Presidência do TJ, juiz Thiago Colnago. O juiz Jair Francisco dos Santos representou a presidente da Amagis no encontro.

Para o desembargador Corrêa Junior, o trânsito de magistrados é um fator de motivação pessoal e familiar para muitos, o que contribui para a qualidade de vida no trabalho e tem um impacto positivo para toda a instituição.

“É próprio da carreira candidatar-se a cargos em todo o território nacional, com o consequente ingresso em cada unidade da federação, após a aprovação, de pessoas vindas de outros estados. Quando esses magistrados retornam, levam uma bagagem relevante de experiência. Isso é uma grande riqueza, porque permite a interação de diferentes formações universitárias e escolas de formação da magistratura, de aprendizados de metodologias e de ferramentas. Esses juízes têm um conhecimento prático adquirido no convívio com colegas, profissionais do Direito e órgãos parceiros que trazem culturas próprias.”

Acolhimento

Natural do Espírito Santo, o juiz Jhulian Pablo Rocha Faria destacou a satisfação de retornar a Minas Gerais. "Já fui delegado de polícia aqui em Minas e é um sonho realizado voltar aqui para o TJ mineiro. Vim para a Comarca de Várzea da Palma, muito satisfeito com o Tribunal. Espero que a gente possa contribuir com a justiça e com os cidadãos aqui desse estado, que é maravilhoso. Também agradeço a recepção da Amagis. A gente está encantado com a Associação, com a estrutura, o porte tanto da Amagis quanto o Tribunal de Justiça de Minas Gerais", afirmou o magistrado.

A juíza Lívia Maria Mattos Melo Lima atuou por dez anos em Alagoas e agora retorna ao estado natal. "É uma honra para mim compor o Tribunal de Minas, além de estar mais perto da família, no meu estado natal. Estou com expectativa grande no sentido de poder honrar a confiança do Tribunal em me receber como magistrada e também poder contribuir para a sociedade mineira, agora na Comarca de Teófilo Otoni, prestando uma boa jurisdição. Agradeço à Amagis também por essa recepção, pois estamos aqui hoje não somente comemorando como juízes, mas também com a nossa família", destacou.

O juiz Márcio da Silva Oliveira, que atuou na Bahia por 24 anos, também celebrou o retorno ao Judiciário mineiro. "Agradeço muito à Associação, ao Tribunal de Justiça, por esse encaminhamento, por ter, de forma célere, permitido que nós permutássemos, que nós viéssemos para cá. É muito bom trabalhar próximo à família. Retorno ao Tribunal de Minas, onde fui servidor durante dois anos, agora como juiz de direito. É gratificante e Deus abençoou de permanecer próximo à família, em Belo Horizonte", disse o magistrado.

Novos magistrados

Participaram do encontro na Amagis os juízes Jhulian Pablo Rocha Faria, que atuava na 2ª Vara da Comarca de Pacatuba (CE); Karina Silva de Araújo, da 1ª Vara de Feitos de Relações de Consumo, Cíveis, Comerciais e Registros Públicos da Comarca de Eunápolis (BA); Lívia Maria Mattos Melo Lima, do Juizado Especial Cível, Criminal e de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher da Comarca de Penedo (AL); Maria Luíza Mourthé de Alvim Andrade, da Vara Criminal e Anexos da Comarca de Guaíra (PR); Rodrigo Victor Foureaux Soares, da 3ª Vara de Família e Sucessões e das Fazendas Públicas da Comarca de Valparaíso de Goiás (GO); Silvia Fonseca Silva, da 1ª Vara da Comarca de Baixo Guandu (ES); Wesley Porfírio Borel, da Vara Criminal e Anexos da Comarca de Palotina (PR); e Márcio da Silva Oliveira, que atuou na 1ª Vara de Família, Órfãos, Sucessões, Interditos e Ausentes da comarca de Santo Antônio de Jesus, na Bahia.