cafememorial.jpgUm grupo de mais de quarenta pensionistas do Rio Grande do Sul, capitaneadas pela diretora de Pensionistas da Ajuris e ex-diretora de Pensionistas da AMB, Eneida Barbosa, esteve na sede da Amagis, em Belo Horizonte, nesta quinta-feira, 2, para um café colonial. O grupo foi recebido pela diretora de Pensionistas da Amagis, Marlene Maria Fernandes, e outras colegas mineiras.

As pensionistas gaúchas chegaram à capital mineira nesta semana para visitar o Estado e conhecer as cidades históricas, o Mineirão e outras belezas de Minas. Ainda estão previstos passeios em Ouro Preto e Museu Inhotim. A viagem marca também o início das comemorações dos 20 anos de fundação do Departamento de Pensionistas da Ajuris. “Todas nós, do Rio Grande do Sul, gostamos muito de Minas Gerais e é uma satisfação muito grande estarmos aqui. É muito bom rever esta cidade esplêndida e maravilhosa”, disse Eneida Barbosa, lembrando que Belo Horizonte foi a sede para do 1º Congresso de
Pensionistas da AMB. Marlene Fernandes retribuiu o agradecimento e afirmou que “é um honra receber as pensionistas do Rio Grande do Sul e ver que Minas Gerais foi o Estado escolhido para uma comemoração tão significativa”.

O desembargador Tibagy Salles, presidente interino da Amagis, recebeu as pensionistas na sede da Associação, representando o presidente Bruno Terra, que não pôde comparecer. Segundo ele, é um grande presente receber as pensionistas gaúchas na sede da Amagis. O magistrado citou Guimarães Rosa às visitantes: “As pessoas não morrem, elas apenas ficam encantadas. Então, os maridos de vocês estão encantados e todos nós estamos encantados por vocês”, afirmou o desembargador. Tibagy Salles levou as visitantes para conhecer o Memorial da Amagis, espaço criado na gestão do desembargador Nelson Missias, onde está registrada toda a história da Associação.

A pensionista Maria Mariano da Rocha destacou a afinidade que as gaúchas têm com as mineiras. “Acho que temos empatia. E, cada vez que temos oportunidade de conviver com os mineiros, saímos mais encantadas. A união faz a força e Minas tem pensionistas que cativam, sabem unir”, elogiou.
Para Neuza Magalhães, que apoiou Eneida Barbosa na fundação do Departamento de Pensionistas da Ajuris, há 20 anos, o intercâmbio das pensionistas é muito gratificante para toda a classe. “Faço votos de que essa união cresça e estenda-se para todo o país para beneficiar as viúvas”, afirmou. Malvina Dias também elogiou a recepção dos mineiros. “Quero agradecer a forma como os mineiros nos recebem e a união que tem nos proporcionado um relacionamento nacional e muito efetivo. Estamos bem unidas e nosso norte é a Eneida”.

Congresso

Durante visita à Amagis, a pensionistas Eneida Barbosa manifestou seu desejo de que o próximo congresso das pensionistas seja realizado em Curitiba, ao invés, de Foz do Iguaçu. “Estarei presente ao congresso de qualquer forma, onde for realizado, mas acho que deva ocorrer em Curitiba”, disse.

cafememorial1.jpgcafereuniao.jpg
cafesede1.jpgcafereuniao2.jpg