gilmar_mendes_e_herbert_carneiro.jpg
O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, esteve na Amagis, nesta sexta-feira (13/12), quando, a convite da Associação, proferiu palestra sobre os “25 anos da Constituição de 1988”. O ministro foi recebido pelo presidente Herbert Carneiro e membros da diretoria.

A vinda de Gilmar Mendes à Amagis faz parte das ações permanentes da Associação pela manutenção do debate público em torno dos temas mais relevantes para a sociedade brasileira, como é o caso da Constituição Federal, e integra projeto da vice-presidência Sociocultural-Esportiva, coordenada pelo desembargador Tiago Pinto. De acordo com Herbert Carneiro, a magistratura cumpre diariamente seu papel de garantir os direitos do cidadão e de fazer valer e legitimar o texto constitucional. Segundo o ministro, iniciativas como a da Amagis, de valorizar o debate, enriquecem o estado democrático de direito e destacam a importância dos magistrados perante a sociedade.

A parceria entre a Amagis e o ministro Gilmar Mendes é antiga e foi intensificada em 2008, quando ele foi agraciado com a principal honraria da Associação, a Medalha Guido Andrade. “Fiquei extremamente honrado com a homenagem recebida da magistratura mineira”. O desembargador Tiago Pinto avaliou que a Justiça e o Judiciário são construções permanentes, e a participação dos magistrados é fundamental e intransferível.