A Diretoria da Amagis recebeu, nesta segunda-feira (10/3), novos juízes e juízas aprovados no concurso regido pelo Edital 01/2021, que tomarão posse no dia 7 de abril, no Tribunal de Justiça de Minas Gerais. Outra parte da turma será recepcionada na Amagis no dia 4 de abril. O encontro proporcionou um ambiente acolhedor, no qual os novos magistrados e magistradas foram saudados pelos membros da Diretoria e puderam fortalecer os laços de amizade e cooperação, que serão fundamentais no exercício de suas funções. Durante a visita, os diretores apresentaram aos novos colegas o trabalho da Associação e os serviços prestados em defesa dos interesses da Magistratura.

A presidente da Amagis, juíza Rosimere Couto, deu boas-vindas aos novos membros da Magistratura mineira e falou sobre as atuações que a entidade desenvolve em âmbitos estadual e nacional, mantendo interlocuções com os demais poderes públicos do País em favor dos interesses dos magistrados. “É com imensa satisfação que recebemos hoje os novos juízes e juízas de Minas Gerais. A Associação existe para reunir todos os magistrados e magistradas do Estado e para oferecer uma proteção institucional integral, que envolve cuidados de excelência com a saúde, a segurança e a defesa dos direitos e prerrogativas da Classe. Nosso papel é tornar a vida de nossos colegas mais leve e tranquila, para que possam exercer suas funções em segurança, sabendo que não apenas vocês, mas também seus familiares estarão protegidos e amparados. Estamos aqui para apoiá-los e cuidar de cada um com o carinho que merecem”, afirmou Rosimere Couto.

O presidente do TJMG, desembargador Luiz Carlos de Azevedo Corrêa Junior, e o segundo vice-presidente do Tribunal e superintendente da Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef), desembargador Saulo Versiani, também participaram da recepção aos novos juízes. O presidente da Corte mineira parabenizou os colegas pela aprovação no concurso, apresentou as ações mais recentes do TJ para otimizar a atuação de juízes e desembargadores e afirmou que espera contar com a contribuição de cada um dos aprovados. “Temos comarcas desprovidas de juízes e com movimentação processual considerável. Portanto, contamos com vocês para prestar o melhor atendimento possível aos nossos jurisdicionados”, disse.

Corrêa Junior encerrou sua fala destacando a importância da atuação da Amagis na vida do magistrado. “A Amagis é a nossa Casa, é o local da defesa dos nossos interesses. Temos um plano de saúde excelente, que é nosso. Aqui recebemos um atendimento de excelência e é aqui que nossos direitos são garantidos e nossos desafios serão enfrentados”, destacou o presidente.

O segundo vice-presidente do Tribunal, desembargador Saulo Versiani, reforçou a dedicação e o empenho dos novos juízes e falou sobre os desafios que se avizinham. “Renovo aqui meus parabéns a todos vocês, que passaram em um concurso difícil e muito disputado. Agora, vocês iniciarão uma nova batalha, que é a do vitaliciamento. A Ejef tem buscado, cada vez mais, progredir para prestar o melhor apoio aos novos integrantes do Judiciário mineiro. E aqui na Amagis encontramos um porto seguro, pois a Associação é como uma mãe e um pai para nós”, afirmou Saulo Versiani.

A vice-presidente de Saúde, juíza Flávia Birchal de Moura, e a gerente da Amagis Saúde, Marina Shizuko, apresentaram o Plano de Saúde da Magistratura Mineira, um dos maiores e mais bem avaliados planos de autogestão do país, premiado e reconhecido pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Elas falaram sobre a abrangência e coberturas do plano e destacaram programas como Amor à Vida e Check-Up, além de esclarecerem dúvidas sobre dependentes, agregados e carência do plano. Flávia Birchal enfatizou o atendimento personalizado e humanizado prestado pela Amagis Saúde a cada um de seus associados.

Ao dar boas-vindas aos novos juízes, o vice-presidente Administrativo e integrante da Coordenadoria de Segurança da Amagis, juiz Jair Francisco dos Santos, explicou aos novos colegas o trabalho feito pela Associação, em parceria com o Gabinete de Segurança Institucional (GSI) do TJMG, para garantir a proteção dos colegas. “A segurança do magistrado é uma grande preocupação da Amagis. Esse acolhimento ao juiz que está sendo hostilizado em razão da função é dado aqui na Amagis de forma pessoal. Aqui encontramos refúgio contra possíveis adversidades”, disse.

O vice-presidente Financeiro, desembargador Fábio Torres, e o Diretor-Tesoureiro, juiz José Martinho Nunes Coelho, destacaram a solidez financeira da Amagis e da Amagis Saúde e a responsabilidade de gerir as contas da Associação. “A gestão financeira da Amagis foi muito bem estruturada ao longo dos anos, permitindo que toda essa estrutura funcione plenamente, com segurança e transparência”, afirmou o desembargador.

O vice-presidente Sociocultural-Esportivo, juiz Thiago Grazziane Gandra, e o Diretor de Esportes e Coordenador-geral das Colônias de Férias, CAMT e Parques Esportivos, desembargador Maurício Pinto Ferreira, falaram sobre as colônias de férias da Associação, que possui unidades em Cabo Frio, Ubatuba, Caldas Novas, Caxambu e Nova Viçosa. Eles apresentaram o Centro de Apoio ao Magistrado em Trânsito (CAMT), localizado ao lado da sede da Amagis, em Belo Horizonte, e as ações e eventos esportivos realizados pela Associação em prol do bem-estar e da qualidade de vida dos associados e associadas. 

Também falaram aos novos juízes sobre as ações e projetos de suas respectivas áreas o diretor de Assuntos Legislativos e Remuneratórios e ex-presidente da Amagis, desembargador Alberto Diniz Junior; o diretor de Assuntos Jurídicos, desembargador Alberto Henrique Costa de Oliveira; o diretor de Aposentados, juiz Afonso José de Andrade; a diretora de Pensionistas, Cláudia Periard Pressato Carneiro; o ouvidor da Amagis, juiz Paulo Sérgio Tinoco Néris; a diretora-secretária, juíza Perla Saliba Brito; a diretora de Apoio a Obras Sociais e presidente do Nutris/Nac, juíza Marli Maria Braga Andrade; e o gerente do Departamento Jurídico da Associação, José Eduardo Vecchi. 

Ao final do encontro, o juiz Agnaldo Rodrigues Pereira, diretor Financeiro e Negocial da Sicoob JUS-MP, apresentou aos novos colegas a Cooperativa de Crédito, que, além de ter um portifólio completo de produtos financeiros, ainda conta com diversas vantagens em relação às instituições financeiras de mercado. Saiba mais aqui sobre a Sicoob JUS-MP.

 

Acolhimento e valorização 

Para a juíza Gabriela Furtado, a palavra que marcou a recepção na Amagis é acolhimento. A nova magistrada afirmou que a apresentação de cada um dos departamentos da Associação trouxe uma clareza muito grande sobre todas as ações que a Amagis desenvolve em prol de seus associados e familiares. “Saio desse encontro com a certeza de que poderei contar com a Associação onde quer que eu esteja. Senti a união de todos e percebi como isso é importante na carreira. Como magistrada, sinto-me bastante aliviada e segura por saber que terei o apoio da Amagis durante toda a minha trajetória na Magistratura”, disse.

Durante o encontro de boas-vindas promovido pela Amagis para os novos juízes e juízes do TJMG, a magistrada Luísa Filardi destacou a importância do acolhimento oferecido pela Associação. Em seu depoimento, ela ressaltou o sentimento de pertencimento e valorização dos associados. “Hoje pude sentir que a Amagis se preocupa verdadeiramente com o associado. Aqui, o magistrado é realmente valorizado e se sente em casa. A Amagis é mais do que uma associação, é uma família para aqueles que se associam”, destacou.

Thiago Colombo Brambilla, natural de Santos/SP, falou sobre sua primeira impressão ao ser recepcionado na Amagis. "Pude perceber que as pessoas se mostraram muito dispostas a nos acolher”. Ele ressaltou ainda a expectativa dos aprovados em iniciar o trabalho jurisdicional e contribuir para a sociedade mineira. “Nossa expectativa, tanto a minha quanto a de todos os aprovados, é começar esse trabalho, atuar para a comunidade e para o estado de Minas Gerais, que é fantástico e possui peculiaridades únicas”. O juiz falou também sobre a necessidade de novos magistrados em diversas comarcas do estado. “Pelo que o próprio presidente mencionou, há comarcas que precisam urgentemente da atuação de novos juízes. Estamos prontos para esse desafio e queremos aprender rapidamente para atuar e ajudar toda essa comunidade que nos aguarda”, afirmou Thiago.

Natural do Rio de Janeiro, Marcelle Cristine de Jesus Teixeira conta que sempre teve forte ligação com Minas Gerais por causa do seu avô, que era mineiro. Para a nova integrante do TJMG, a Amagis desempenha um papel fundamental tanto no início quanto ao longo da trajetória profissional dos magistrados, oferecendo apoio, segurança e troca de experiências. "A Amagis acolhe os juízes, e isso é muito importante para a carreira, principalmente para quem está entrando agora. São muitas dúvidas, pois é um mundo novo, e é muito bom contar com esse auxílio de quem já tem tanta experiência", observou. Marcelle Teixeira também destacou a tradição acolhedora da Magistratura mineira. "Ao mesmo tempo que sentimos a segurança daqueles que já estão há muito tempo na carreira, sentimos também o acolhimento humano. Gosto de Minas por isso, porque é todo mundo muito acolhedor", completou.