Magistrados aposentados e pensionistas reuniram-se na tarde de hoje, 18, na sede da Amagis, em Belo Horizonte, para tratar de assuntos de interesse da classe. O encontro, que foi transmitido ao vivo pelo site da Amagis, foi aberto pelo presidente da Associação, desembargador Herbert Carneiro, que reafirmou seu compromisso com a igualdade e a paridade de toda a classe. O magistrado destacou o trabalho diuturno que tem sido feito em conjunto entre a Amagis e o TJMG para garantir os direitos e as prerrogativas da magistratura.

O presidente do TJMG, desembargador Pedro Bitencourt, participou da reunião, e destacou que a igualdade e a paridade são direitos que não devem ser renegados ou esquecidos.

Reunião com magistrados aposentados e pensionistas

O presidente do TJ apresentou aos magistrados aposentados e pensionistas informações relevantes para a classe que estão em andamento em âmbito estadual e nacional. Em seguida, o desembargador Bitencourt tirou dúvidas de magistrados presentes e concluiu: "Saibam que os colegas aposentados e pensionistas
merecem todo o respeito. Somos uma mesma família e o que estamos fazendo aqui, na defesa das prerrogativas e conquistas, é obrigação de quem está na ativa e governando", disse.

O presidente da Amagis agradeceu a disponibilidade com que o presidente do Tribunal compareceu à reunião. Em seguida, Herbert Carneiro deu continuidade ao encontro, abordando assuntos de interesse dos magistrados aposentados e pensionistas. “Estou feliz com o encontro e aberto a qualquer tipo de colocação. Estou conduzindo a Associação cumprindo todos os compromissos a que me propus e me colocando sempre aberto ao diálogo com os colegas”, disse.

O desembargador Herbert Carneiro ressaltou a importância da interlocução constante entre os magistrados da ativa, aposentados e pensionistas, se colocando à disposição dos colegas. “Não há país que sobreviva em seu Estado democrático de Direito sem um Judiciário forte e independente. E aí não há distinção entre ativo e inativo”, concluiu. O presidente da Amagis propôs aos presentes a formação de uma comissão permanente de magistrados aposentados e pensionistas para tratar dos interesses da classe.


Reunião com aposentados
O vice-presidente de Aposentados e Pensionistas da Amagis, desembargador Tibagy Salles, falou de sua satisfação com a realização da reunião e, sobretudo, com a grande adesão obtida.

O desembargador Dídimo Inocêncio de Paula, assessor especial da presidência da Amagis, destacou que a realização do encontro vem consolidar a gestão do presidente Herbert Carneiro, porque, ao tratar especificamente de interesse dos aposentados e pensionistas, demonstra a igualdade entre a classe.

Foi aberto o debate entre os magistrados e pensionistas, para eles solicitarem esclarecimentos e apresentarem sugestões.

O vice-presidente Financeiro da Amagis, juiz José Martinho Nunes Coelho, o advogado conveniado da Amagis, Edgar Moreira, e o coordenador do Departamento Jurídico da Associação, José Eduardo Vecchi, também participaram do encontro.

Congraçamento

Herbert Carneiro convidou os presentes para o Encontro de Congraçamento da Magistratura Mineira, que será realizado no dia 13 de dezembro, e para o evento de outorga da Medalha Desembargador Guido de Andrade, que será realizado no dia 18 de dezembro e irá homenagear o jurista, professor e integrante da Corte Internacional de Justiça, Antônio Augusto Cançado Trindade, e a ministra do Supremo Tribunal Federal, Cármen Lúcia Antunes Rocha.