uberaba.jpg Dezenas de magistrados do Triângulo Mineiro reuniram-se hoje, 17, com a diretoria da Amagis no Fórum da comarca de Uberaba, no Triângulo Mineiro, dando continuidade ao processo de interiorização das ações da Associação. Participaram do encontro magistrados de Uberaba, Uberlândia, Nova Ponte, Sacramento, Presidente Olegário, Patrocínio e Araxá, entre outros.

São nestes encontros que a Amagis colhe as sugestões dos magistrados do interior para levá-las ao Tribunal de Justiça de Minas Gerais, como aconteceu recentemente em audiência com o presidente do TJMG, desembargador Sérgio Resende, quando o presidente da Amagis, juiz Nelson Missias, representando toda a classe, apresentou quatro reivindicações. Entre elas, a criação de cargos de assessores de juízes, já prevista na Lei de Organização e Divisão Judiciárias (LODJ).

Além de discutirem assuntos inerentes ao Poder Judiciário, esses encontros são importantes também porque possibilitam a interação da magistratura mineira, como afirma Nelson Missias de Morais. “Esses encontros que promovemos no interior são muito importantes para que possamos idealizar uma Justiça melhor. É fundamental que a Amagis vá ao interior ouvir as angústias dos juízes para assim atuar no sentido de aprimorar as condições de trabalho do magistrados e do próprio Judiciário para que o cidadão tenha uma Justiça mais eficiente e mais cidadã”, disse o presidente da Associação, acrescentando que a proximidade entre juízes da capital e do interior do Estado valoriza o trabalho dos magistrados que atuam nas comarcas do interior e fortalece a categoria como um todo. Eles discutiram também as propostas da região a serem encaminhadas a Brasília para a construção da nova Lei Orgânica da Magistratura Nacional, a Loman.

O vice-presidente de Saúde da Amagis, juiz Bruno Terra Dias, também participou da reunião e destacou a interiorização e a descentralização da Justiça e das ações do Judiciário. “Esse encontro é mais uma vez a interiorização sendo executada pela atual gestão. É estar ao lado do magistrado no momento de sua necessidade e ouvir o juiz onde ele se encontra. A Amagis é o canal de vocalização das aspirações da magistratura mineira e deve continuar assim, porque, dessa forma, terá cumprido sua missão enquanto associação de classe”, afirmou.

Para o vice-presidente Administrativo da Amagis, desembargador Baía Borges, “esse contato com os colegas é sempre muito importante e está dentro do processo de interiorização da Amagis”. “A Amagis ganhou mais um grande ponto aqui no Triângulo, ao reunir os magistrados, expondo seus trabalhos, lutas e conquistas, além de ouvir as demandas dos colegas. Esse é um modelo da Amagis interiorizada e que o presidente Nelson Missias gosta e sabe fazer muito bem”, afirmou o vice-presidente da AMB, desembargador Doorgal Andrada.

Para o juiz Fabiano Rubinger, diretor da Seccional da Amagis de Uberaba, a interiorização por meio do Integramagis significa integração e promove o fortalecimento do Judiciário. “Essa aproximação entre os juízes da capital e do interior só tem a enriquecer a classe como um todo, significando ainda interação cultural e entretenimento. Quero ressaltar o trabalho do presidente Nelson Missias de Morais, que tem sido reconhecido e valorizado pela expressiva maioria dos juízes, que mostra uma gestão coesa, cujos atos são planejados e organizados sempre na defesa da instituição e do magistrado”, acentuou.

“Essa reunião é fundamental porque reúne juízes aposentados e da ativa da comarca e de toda região, que podem se confraternizar, trocar experiências e promover a união da magistratura. A aproximação dos juízes é muito importante”, pontuou a diretora do Foro de Uberaba, juíza Régia Ferreira de Lima.

A vice-presidente de Interior da Amagis, juíza Maria Luíza Assunção, elogiou a realização do evento. “Como juíza do Interior, eu aprovo, apoio e sugiro essas reuniões. A distância da capital, às vezes, nos deixa com uma sensação de órfãos. Essa reunião sempre acrescenta, tanto no apoio profissional, quanto no aconchego do lado humano do juiz. Estou muito feliz e à vontade entre os juízes”

Além de juízes da ativa, participaram da reunião magistrados aposentados. Entre eles o juiz Antônio Moacir Silveira, que se aposentou na comarca de Governador Valadares. “Nós magistrados aposentados que residimos no interior, vemos esse tipo de encontro como uma oportunidade ímpar de tomarmos conhecimento do que está acontecendo no dia a dia e nas propostas da diretoria da Amagis e das questões referentes aos nossos direitos. Essa é mais uma iniciativa louvável da atual gestão da Amagis, que está a confirmar a excelência do mandato do nosso presidente Nelson Missias”, disse.

O juiz aposentado Aélio Souza, da comarca de Belo Horizonte, concorda com o colega. “A coisa mais importante nestes encontros regionais é a integração entre os magistrados do interior e da capital, tanto os da ativa quanto os aposentados. Isso nos dá grande satisfação de fazer parte da Associação dos Magistrados Mineiros”.

“ Esses encontros são uma oportunidade de integrar os colegas e trazer novidades para os magistrados do interior mostrando, mais uma vez, os trabalhos que a Amagis vem desenvolvendo em prol dos magistrados mineiros”, afirmou a juíza Andreísa de Alvarenga, da comarca de Araxá.

“A reunião realizada hoje é importante porque reúne os colegas e é uma oportunidade de discutir e encontrar soluções para os problemas que surgem. Encontros como esses são muito valiosos ainda mais em comarcas como Uberaba e Sacramento, que estão longe da capital”, disse a juíza Cíntia Nunes Junqueira de Moraes, da comarca de Sacramento.

“Estes encontros representam o canal de comunicação que nós, juízes do interior, tanto pleiteamos junto à Amagis, porque ficamos distantes da capital e, consequentemente, distante dos acontecimentos que interessam às nossas carreiras. Além disso, é um momento de congraçamento e de descontração”, disse a juíza Roberta Rocha, de Presidente Olegário.

Integramagis

Depois da reunião, foi realizado o Integramagis, tradicional evento de integração do Judiciário estadual. O objetivo desse encontro, realizado em Belo Horizonte uma vez por mês, é promover a saúde preventiva aos magistrados e familiares, além de integrar a classe em um ambiente de harmonia e diversão. A Amagis leva o evento ao interior para que os demais magistrados, que, muitas vezes, não podem participar na capital, tenham a oportunidade de se confraternizar neste mesmo clima. A terceira edição do "Integramagis Vai Lá" começou às 20h30, na Casa do Folclore, em Uberaba.

uberaba1.jpg