Estimativa do Instituto Nacional do Câncer (INCA) aponta o surgimento de aproximadamente 69 mil novos casos de câncer de próstata somente em 2014, com previsão de aumento em cerca de 60% para este ano. Sexto tipo da doença mais comum no mundo, o câncer de próstata é o de maior incidência nos homens. A combinação do exame por toque retal com o exame de sangue de PSA (antígeno prostático específico, na sigla em inglês) é considerada a forma mais eficaz para o diagnóstico do câncer de próstata. Entretanto, o preconceito ainda dificulta a detecção precoce da doença.

Para combater esse sentimento, em 2003, na Austrália, surgiu o movimento Novembro Azul, aproveitando as comemorações do Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata (17 de novembro), com o objetivo de alertar sobre a importância do diagnóstico precoce da doença.

Comprometida com a qualidade de vida da magistratura, a Amagis Saúde irá isentar no mês de novembro a cobrança da taxa de coparticipação para a realização do exame de PSA. A isenção vale para os exames que forem realizados no mês de novembro, independente da data do pedido médico.

Novembro Azul


Prevenção

Causado pela multiplicação desordenada das células da próstata, em sua fase inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas. Na maioria dos casos, eles aparecem quando a doença está num estágio avançado. Por esse motivo, os exames preventivos regulares são fundamentais para combater esse tipo de câncer.

Como a idade é um dos fatores de risco, a recomendação é de homens a partir de 50 anos e aqueles com 45 anos, que tenham algum caso da doença na família, deve consultar anualmente com um urologista. O estilo de vida e uma alimentação à base de gordura animal e sem frutas, legumes, verduras e grãos podem influenciar no surgimento da doença.


Entre os sintomas do câncer de próstata, estão problemas em conseguir ou manter ereção, sangue na urina ou no esperma, dor na passagem daurina, quando ejacula e nos testículos, dor lombar, na bacia e nos joelhos, e sangramento pela uretra.