Para celebrar a campanha Outubro Rosa e reforçar a importância da prevenção do câncer de mama, a Amagis Saúde distribuiu nesta quarta-feira, 5, a magistrados e magistradas uma pasta de histórico médico para guardar resultados de exames, receituário, atestados e outros documentos relacionados à saúde. A ação ocorreu no Fórum Lafayette, em Belo Horizonte. A vice-presidente de Saúde da Amagis, juíza Luzia Peixôto, representou o presidente da Associação, desembargador Maurício Soares, que está em Brasília, onde participa do Ato Nacional em defesa do Sistema de Justiça.
A Amagis Saúde apoia o movimento Outubro Rosa, criado nos Estados Unidos, na década de 1990, porque também acredita que o diagnóstico precoce é uma das medidas mais eficazes para combater esse tipo de câncer.
Exames sem coparticipação
Para incentivar as mulheres a realizarem a mamografia, a Amagis Saúde não cobrará delas a coparticipação referente ao procedimento que for feito exclusivamente no mês de outubro, ou seja, as usuárias do plano não pagarão a parte que normalmente lhes cabe para fazer o exame.
A medida é válida para a mamografia convencional ou digital e apenas para os exames que forem realizados no mês de outubro, independentemente da data do pedido médico, e para os dois grupos do plano de saúde. É necessário ter o pedido médico com a indicação do exame.
A doença
O câncer de mama é um dos tipos mais comuns da enfermidade em mulheres, com aproximadamente 25% de novas incidências por ano. O Instituto Nacional do Câncer (INCA) estima que, em 2016, devem ser registrados cerca de 58 mil novos casos da doença no País.
Os sinais mais comuns do câncer de mama são nódulos no seio, um caroço fixo, endurecido e, geralmente, indolor, alterações e saída espontânea de líquidos dos mamilos. A prevenção é simples, mas exige hábitos de vida saudáveis, como a prática de atividades físicas, alimentação saudável, peso adequado e evitar o consumo de bebidas alcoólicas.