O vice-presidente de Saúde da Amagis, desembargador Maurício Soares, esteve na tarde desta sexta-feira, 13, no Fórum Lafayette, em Belo Horizonte, levando aos magistrados a Campanha Novembro Azul, que busca conscientizar sobre a importância da prevenção ao câncer de próstata.
Comprometida com a qualidade de vida dos magistrados, a Amagis Saúde irá isentar os associados da cobrança da taxa de coparticipação para a realização do exame de sangue de PSA (antígeno prostático específico, na sigla em inglês), que for feito no mês de novembro. A combinação desse exame com o toque retal é considerada a forma mais eficaz para o diagnóstico do câncer de próstata.
Estimativa do Instituto Nacional do Câncer (INCA) aponta o surgimento de aproximadamente 69 mil novos casos de câncer de próstata somente em 2014, com previsão de aumento em cerca de 60% para este ano. Além disso, é o sexto tipo da doença mais comum no mundo.
A maior dificuldade de se combater preventivamente a detecção da doença é o preconceito, e para combater este sentimento, surgiu, em 2003, na Austrália, o movimento Novembro Azul, com o objetivo de alertar sobre a importância do diagnóstico precoce da doença.