A Amagis Saúde realizou durante toda esta semana uma série de ações da campanha Outubro Rosa em diversas unidades jurisdicionais de Belo Horizonte, para reforçar a importância da prevenção do câncer de mama.

Na segunda-feira, 21, a ação foi realizada no Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), reunindo a diretoria da Amagis com as desembargadoras e desembargadores do Tribunal. No dia 22, a vice-presidente de Saúde da Amagis, juíza Rosimere das Graças do Couto, foi ao Fórum Lafayette, unidade Barro Preto. Já na quarta-feira, 23, a campanha foi até à unidade Raja Gabáglia e, nesta quinta-feira, 24, ao Juizado Especial, unidade Francisco Sales.

A juíza Cláudia Costa Cruz destacou que, além das campanhas de conscientização que a Amagis tem promovido, os programas de prevenção à saúde, como o Programa Check-Up, têm chamando a atenção dos associados para os cuidados com a saúde.

Para a juíza Fernanda Baeta, essas campanhas demonstram a preocupação da Amagis com o associado. ”Isso mostra que a Amagis está preocupada com o aspecto preventivo e que é melhor você prevenir do que tratar a doença”, disse.

A juíza Renata Magalhães parabenizou a Amagis pela iniciativa e pelas as ações de prevenção à saúde. “Nos sentimos honradas com essa campanha, que privilegia a saúde da mulher”, elogiou.

A juíza Maria Luiza Santana Assunção destacou a importância dessa campanha para evitar complicações da doença. “Temos de trabalhar a prevenção uma vez que, depois de descoberta a doença, as expetativas são mais difíceis, além do desgaste emocional pelo qual passa a paciente”, avaliou.

 

Fórum Lafayette Unidade Barro Preto

 

Fórum Lafayette Unidade Raja Gabáglia

Tribunal de Justiça de Minas Gerais 

Juizado Especial Unidade Francisco Sales

 

Exames

Para incentivar a prevenção ao câncer de mama, a Amagis Saúde isentará as usuárias do plano do pagamento da taxa de coparticipação dos exames de mamografia realizados neste mês de outubro.

A taxa de coparticipação corresponde ao valor pago pelos usuários da Amagis Saúde na realização de alguns procedimentos, correspondendo a 25% do valor do exame no caso da mamografia. 

A doença

O câncer de mama é um dos tipos mais comuns da enfermidade em mulheres, com aproximadamente 25% de novas incidências por ano. 

Os sinais mais comuns do câncer de mama são nódulos no seio, um caroço fixo, endurecido e, geralmente, indolor, alterações e saída espontânea de líquidos dos mamilos. A prevenção é simples, mas exige hábitos de vida saudáveis, como a prática de atividades físicas, alimentação saudável, peso adequado e evitar o consumo de bebidas alcoólicas.