amb-amagis-conselho.jpgO Conselho Executivo da AMB voltou a se reunir, nesta sexta-feira (29), em Belo Horizonte (MG). Durante o encontro, realizado na sede da Amagis, o nono do grupo, os magistrados discutiram a realização do Congresso da União Internacional de Magistrados (UIM), que terá a capital mineira como uma das candidatas a cidade sede. A previsão é que o encontro ocorra entre os meses de setembro e outubro de 2013.

A reunião do Conselho Executivo marcou a abertura dos trabalhos relacionados ao IX Prêmio AMB de Jornalismo. O grupo aprovou o regulamento que será lançado na segunda quinzena de julho, em edição que homenageia o centenário de Evandro Lins e Silva.

O presidente da AMB, Nelson Calandra, agradeceu a receptividade do presidente da Amagis, Bruno Terra Dias, e a disponibilidade da entidade em auxiliar a AMB na organização do Congresso Internacional da UIM. “Foi uma reunião muito importante, pois confirmamos Minas como candidata a sede do Congresso Internacional da Magistratura que será realizado em 2012. Para mim, isto já valeria o encontro. Também tivemos a possibilidade de conversar sobre os avanços relacionados a reposição monetária para a magistratura, além de trazer, em primeira mão, a notícia da vitória no Supremo Tribunal Federal, em relação a preterição de um colega pela presidente Dilma, em relação a sua promoção”, observou o presidente das AMB.

O secretário de Interiorização da AMB, Flávio Fenóglio, reafirmou a importância das pautas abordadas nesta sexta-feira. “Além das pautas destacadas pelo presidente Calandra, também aprovamos o regulamento do Prêmio AMB de Jornalismo, com data prevista para 12 de dezembro, além de outros assuntos gerais, como o posicionamento contrário da AMB, em relação a Súmula 71 do STF”, completou.

Participaram do encontro, o vice-presidente de Relações Internacionais, Diógenes Vicente Hassan Ribeiro; o vice-presidente de Esportes, Humberto Costa Vasconcelos Jr; o coordenador da Justiça Militar, Edmundo Franca; o secretário de Interiorização, Flávio Fenóglio; o assessor da Presidência e presidente da Amapar, Gil Guerra; a diretora da Secretaria de Pensionistas da AMB, Haydée Mariz de Oliveira; o diretor da ENM, Roberto Bacellar; o diretor Vice-Presidente da ENM, Marcelo Piragibe; o coordenador de Aposentados, Sebastião Amorim; o ex-presidente da AMB, Ministro Paulo Medina; o ex-presidente da AMB, Luiz Fernando Ribeiro de Carvalho; o diretor da Secretaria de Segurança dos Magistrados, Getúlio Corrêa; o diretor Secretaria de Relações Internacionais, Antonio Rulli Júnior; e o coordenador da Justiça do Trabalho, Plínio Bolívar de Almeida.

Confira aqui os depoimentos dos magistrados que acompanharam a reunião:

Nelson Missias – esta reunião foi muito importante, onde o presidente da AMB pode mostrar todo o trabalho que está sendo desenvolvido em defesa dos juízes e do Brasil. Minas Gerais, como sempre, dando apoio a todas as ações de nossa entidade maior que é a AMB. Também é oportunidade para parabenizarmos o presidente Calandra pelo belíssimo trabalho que vem realizando à frente de nossa entidade maior.

Haydée Mariz – foi uma reunião muito boa, porque o nosso presidente Calandra dá todo o apoio para as Pensionistas e Aposentados. Além disso, conto com o apoio de toda a diretoria que incentiva nossas realizações. Nós iremos agora realizar o primeiro encontro internacional de Aposentados e Pensionistas em Punta del Leste, do dia 30 de setembro a 4 de outubro. Conseguimos aqui em Minas Gerais uma participação das Pensionistas e dos Aposentados em Belém, durante o Congresso Brasileiro dos Magistrados.

Sebastião Amorim – As reuniões aqui foram muito proveitosas do ponto de vista social, político e institucional. Cada vez mais Minas Gerais está totalmente integrada no plano nacional, sempre participando dessa luta ao lado de São Paulo junto com o Brasil, porque o Brasil precisa melhorar, mais livre e mais justo. O encontro dos Aposentados tem tido adesão muito grande. Os Aposentados e Pensionistas são dois grupos muito importantes para a magistratura. Os participantes irão financiar o congresso internacional.

Bruno Terra Dias – A reunião da AMB na sede da Amagis foi um dos momentos culminantes da atual administração. Aqui, ficou acertada e aprovada a realização do congresso internacional de magistrados em Belo Horizonte, entre os meses de setembro e outubro do ano que vem. Trata-se do reconhecimento político de Minas e da Amagis no cenário nacional e trata-se também do reconhecimento da União Internacional dos Magistrados da importância do Brasil dentro do concerto das Nações. Podemos dizer que, com a deliberação de hoje, encerraremos nosso mandato, no final do ano, com a consagração e o compromisso de realização pelo nosso sucesso de um grande evento, jamais realizado e inigualável na história de Minas.

Roberto Bacellar – Algumas pendências foram resolvidas. A mais importante foi a definição de orçamentos, a viabilização de todos os cursos da Escola Nacional da Magistratura para este ano e a projeção para 2013. Foi aprovado também temas dos Congressos Brasileiro de Magistrados e o de Aposentados e Pensionistas.

Fonte: AMB