O XX Congresso Brasileiro de Magistrados, que será realizado em outubro deste ano em São Paulo, terá um painel dedicado aos aposentados. O anúncio foi feito no site da Associação dos Magistrados Brasileiros, que realiza o Congresso em parceria com a Associação Paulista de Magistrados (Apamagis). No entanto, a idéia pode não suprir o desejo da classe de aposentados da magistratura, que é a realização de um Congresso específico da classe. É o que acredita o vice-presidente de Aposentados e Pensionistas da Associação dos Magistrados Mineiros (Amagis), juiz Cláudio Figueiredo.

Em encontro em Brasília, no último dia quatro de março, quando a diretoria da Amagis esteve na capital federal para uma reunião com o presidente do STF, ministro Gilmar Mendes, o juiz Cláudio Figueiredo apresentou à AMB um documento solicitando a realização de um Congresso para os magistrados aposentados, “levando-se em conta que os aposentados neste país compreendem uma parcela relevante no contexto da magistratura”, afirmou.

“Pessoalmente, acredito que a Justiça estabeleceu uma distinção, haja vista o departamento de aposentados na AMB e nas Associações regionais. A iniciativa da realização do painel para aposentados no Congresso de Magistrados pode ser positiva, mas acredito que o painel não atenderá o ideal proposto pela classe de aposentados da magistratura. Os aposentados precisam de um Congresso específico, como uma oportunidade de discussão dos temas relevantes do Departamento”, concluiu.