A Amagis, por meio da Coordenadoria de Política de Proteção e Apoio à Pessoa com Deficiência, vai realizar no dia 19 de abril, às 19h30, uma roda de conversa virtual sobre "Autismo: Pessoas e Abordagens". A transmissão ao vivo vai ocorrer no canal da Amagis no YouTube e contar com as participações do psiquiatra da infância e adolescência, professor e pesquisador Ricardo Lugon Arantes, do pesquisador de Estudos da Deficiência e Educação Inclusiva e diretor técnico da Associação Brasileira para Ação por Direitos das Pessoas Autistas (Abraça), Alexandre Mapurunga, e da diretora da coordenadoria, juíza Raquel Agreli.

Durante todo este mês de abril a sociedade volta o olhar para o Transtorno do Espectro Autista (TEA), que tem o objetivo de ajudar a conscientizar a população de todo o mundo sobre a inclusão de pessoas com autismo, um transtorno no desenvolvimento caracterizado pelo atraso no desenvolvimento das habilidades sociais, comunicativas e cognitivas.

A live vai abordar o acesso ao diagnóstico precoce e às intervenções, neurodiversidade, desafios do autista em uma sociedade capacitista e medidas efetivas de inclusão.

Quem quiser pode enviar perguntas pelo WhatsApp da Amagis que serão respondidas pelos especialistas durante a live, no próximo dia 19. As perguntas também poderão ser feitas durante a transmissão ao vivo, no chat do YouTube.

A Coordenadoria de Política de Proteção e Apoio Integral à Pessoa com Deficiência foi criada pela Amagis para promover discussões, estudos de viabilidade técnica e diálogo de forma a defender os direitos dos magistrados e familiares com necessidades especiais.

Convidados

Alexandre Mapurunga é autista defensor dos direitos humanos, mestrando em Estudos da Deficiência e Educação Inclusiva da Universidade Federal do Ceará e diretor técnico da Associação Brasileira para Ação por Direitos das Pessoas Autistas (Abraça). Foi presidente do Conselho Estadual dos Direitos das Pessoas com Deficiência (CEDEF) e membro do Conselho Nacional dos Direitos das Pessoas com Deficiência (CONADE). Foi membro da Comissão de Alto Nível para Agenda 2030 da ONU na Rede Latino-americana de Organizações de Pessoas com Deficiência (RIADIS) e   capacitador em cursos sobre direitos das pessoas com deficiência, implementação e monitoramento da Convenção sobre Direitos das Pessoas com Deficiência em países como Argentina, Equador, Cabo Verde, Honduras e Colômbia.

Ricardo Lugon Arantes é médico psiquiatra da infância e adolescência, graduado pela Universidade Federal do Espírito Santo. Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Doutorando em Psicologia Social e Institucional pela UFRGS. Pesquisador do campo da saúde mental infantojuvenil e professor universitário.