A vice-presidente da Amagis e da AMB, juíza Rosimere das Graças do Couto, participou de reunião com o ministro Luís Roberto Barroso em encontro inédito no STF, nesta quarta-feira, 13/9, para tratar de temas de interesse da Magistratura para o fortalecimento do Poder Judiciário. A reunião contou também com a participação do ministro Edson Fachin.  

A reunião foi realizada a duas semanas da posse do ministro Barroso como presidente do STF e do CNJ  para o biênio 2023-2025. O evento está marcado para o dia 28 de setembro.

Participaram do encontro, a Diretoria da AMB, representantes de 32 entidades associadas, a juíza auxiliar da vice-presidência do STF, Aline Osório, e a juíza auxiliar da Presidência do CNJ, Adriana Cruz. 



Na reunião, o Ministro Luís Roberto Barroso apresentou os principais eixos da gestão que pretende conduzir à frente da Corte Superior e do CNJ. O futuro Presidente convidou a AMB e as entidades filiadas à Associação para o diálogo permanente na busca de soluções de consenso nos assuntos de interesse da Magistratura brasileira.

“A ideia da reunião é tomar um pouco a temperatura e verificar as preocupações das associações, não apenas as corporativas, mas também as institucionais, e ouvir as ideias e sugestões para fazermos uma gestão participativa e eficiente para o Poder Judiciário”, disse o futuro Presidente do STF e do CNJ.

Para a vice-presidente da Amagis, a reunião foi bastante produtiva. “Pudemos dialogar francamente com os ministros, que destacaram seu apoio às pautas da Magistratura e ao aperfeiçoamento da Justiça em todas as suas instâncias”, afirmou a juíza Rosimere do Couto.



O Presidente da AMB, Frederico Mendes Júnior, destacou o encontro por seu caráter inédito na história da Magistratura brasileira, ao dizer que o ministro Luís Roberto Barroso deixa a sua marca. 

“É algo diferente chamar a Magistratura para conversar, para buscarmos soluções dialogadas. Todos saíram do encontro com muita esperança”, afirmou o Juiz Frederico Mendes Júnior que acrescentou ainda: “...o Judiciário sempre foi muito hermético e sempre recebemos as coisas de cima para baixo –  essa é a primeira vez que se abre um canal de diálogo para ouvir a Magistratura, nossos anseios e angústias. Então, fica a nossa gratidão e o ministro Barroso pode contar com a nossa parceria para apoiar a administração do Judiciário e a sua liderança”. 


Fortalecimento

Os principais temas tratados foram a valorização da carreira da Magistratura, melhorias no segmento dos juizados especiais, PEC 187/ 2012  –  que versa sobre as Eleições Diretas para dirigentes dos Tribunais brasileiros – e representatividade feminina nas Cortes. 

Durante três horas de reunião, a Diretoria da entidade e  representantes das filiadas abordaram a prestação dos serviços do Judiciário –  expondo os desafios enfrentados pelos Magistrados nas grandes cidades e nas pequenas localidades de todos os estados. 

Os participantes também trataram de temas importantes para o fortalecimento do Poder Judiciário, entre os destaques – a valorização da Magistratura.