Em visita à AMB nesta terça-feira (25), o desembargador do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) Fernando Cerqueira tratou de detalhes da 7ª edição da Conferência Internacional para Formação e Capacitação do Judiciário com o presidente da associação, João Ricardo Costa. Promovido pela Organização Internacional de Formação Judiciária (IOJT), o evento é voltado para a capacitação de formadores do Judiciário e acontecerá entre os dias 8 e 12 de novembro, no Enotel, em Ipojuca (PE).
“Trata-se da conferência mais importante do mundo para formadores do Judiciário. Será a primeira vez na América Latina que vamos reunir especialistas do mundo inteiro no tema. Por isso é fundamental a presença maciça das escolas de magistratura”, explicou Cerqueira, que preside a comissão organizadora do evento no Brasil.
João Ricardo garantiu o apoio da AMB/ENM e ainda confirmou sua presença na abertura da conferência. “É uma honra para o Brasil sediar um evento desta magnitude, que certamente impactará muito positivamente na imagem do nosso país no exterior. É de fundamental importância a presença de magistrados de todos os estados brasileiros”, destacou.
Também participarão da cerimônia que marca o início das discussões o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Ricardo Lewandowski, e representantes da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho (Enamat), Colégio Permanente de Diretores das Escolas Estaduais da Magistratura (Copedem), Centro de Estudos Judiciários da Justiça Militar (Cejum) e escolas da magistratura estadual, do trabalho e federal de Pernambuco.
Conferência
Desde 2002, conferências bem-sucedidas foram realizadas em: Ottawa (2004); Barcelona (2007); Sydney (2009); Bordeaux (2011) e Washington (2013). Agora chegou a vez do Brasil receber o evento, em sua sétima edição.
A 7ª Conferência Internacional para Formação e Capacitação do Judiciário abordará os temas liderança e educação judicial; habilidade na construção judicial; tecnologia e ensino judicial; educação judicial e da academia (comunidade acadêmica); educação judicial de apoio à reforma do Sistema de Justiça, independência e prestação de contas; Sistema Judicial Eleitoral, e Processo Judicial Eletrônico.
Entre os palestrantes e painelistas estrangeiros já confirmados, o desembargador Fernando Cerqueira destaca os professores Ronsin e Grosjean da França; Sokol, Carmi e Rivlin, de Israel; Apperson, Reaves, Meeks e McQueen, dos Estados Unidos; Kent, do Canadá; Greenland, da Inglaterra; Cao, da China; Armytage, da Austrália; Jansen, da Holanda; Madaluno, da Itália; Hornung, da Alemanha; e Postulski, da Secretaria Geral de Treinamento Judicial Europeu.
Já entre os brasileiros, Cerqueira ressalta a presença do juiz Giovanni Olsson, da Enamat, Paulo Tamburini, da Enfam, e da consultora pedagógica Acácia Zuenker, do Paraná.
São esperados 300 participantes de cerca de 70 países. As inscrições estão abertas e podem ser feitas aqui. A língua oficial da conferência é o inglês, mas será oferecida tradução simultânea em português, francês e espanhol. Mais informações podem ser obtidas no site oficial do evento.
Fonte: AMB