A Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) celebrou nesta quinta-feira (10) seus 66 anos. Para marcar a data, a entidade acrescentou mais um painel à linha do tempo em sua sede, em Brasília, que destaca os principais fatos que marcaram a trajetória da instituição. A entidade também inaugurou a placa com as fotos de todos os funcionários.
“Vocês sabem da importância da entidade no cenário nacional e essa relevância da AMB não reflete apenas a importância da magistratura, mas também daqueles que colaboraram com a entidade durante todos esses anos de existência. Vocês também fazem parte dessa história”, disse o presidente da AMB, João Ricardo Costa. Participaram do evento o secretário-geral adjunto da associação, Alexandre de Abreu, o presidente da Associação dos Magistrados do Acre (Asmac), Giordani Dourado, e o diretor da Escola Superior da Magistratura (ESM), do Rio Grande do Sul, Cláudio Luís Martinewski.
A linha do tempo mostra as diversas participações de integrantes da associação em eventos nacionais e internacionais de juízes, que sempre ressaltaram a importância da independência e autonomia da magistratura. O lançamento da pesquisa “O uso da Justiça e o litígio no Brasil”, o movimento nacional “Não Deixe o Judiciário Parar” e a luta pelo direito das eleições diretas também são destaques.
Nesses 66 anos, a AMB testemunhou momentos marcantes para o país nos âmbitos político, econômico e social. A entidade que congrega 14 mil juízes participou de muitos destes fatos e foi protagonista de outros, como a luta pela independência e fortalecimento do Poder Judiciário, os movimentos contra a corrupção, pela transparência na administração pública e as bandeiras de reafirmação da cidadania.
Fonte: AMB