A primeira etapa do projeto de interiorização da AMB, junto às Associações Estaduais de Magistrados, foi concluída nesta sexta-feira (8), na Comarca de Rio Verde (GO), no Centro-Oeste, chegando à quinta região brasileira. Com o objetivo de interiorizar as ações da AMB e integrar a Magistratura, consolidando a parceria com as Associações estaduais, o projeto foi levado antes às regiões Norte (realizado em Manaus), Nordeste (Fortaleza), Sul e Sudeste (Curitiba). O quarto encontro de interiorização contou com a presença dos presidentes das Associações Estaduais de Goiás, Distrito Federal, Mato Grosso do Sul, Mato-Grosso e Tocantins.
“Venho em nome dos quase 14 mil Juízes trazer o abraço ao povo de Goiás. O Estado é o coração do Centro-Oeste brasileiro, por sua economia e por ter um significado muito especial em termos estratégicos para o Brasil. Estamos aqui para conversar com as lideranças da região, ouvir os anseios e as angústias da Magistratura”, disse o presidente da AMB, Nelson Calandra.
Os Magistrados do Centro-Oeste levaram à diretoria da AMB a preocupação com relação à recomposição dos subsídios da Magistratura, em 14,79%, à falta de estrutura do Judiciário, o papel do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), entre outros. Agora, segundo o coordenador da Justiça Estadual, Walter Pereira, esses assuntos serão discutidos na reunião do Conselho de Representantes da AMB, que acontece no próximo dia 15 de abril, na sede da AMB, em Brasília.
“Conversamos com todos os presidentes de Associações e traçamos um diagnóstico do que nos preocupa nesse momento. A Magistratura da região Centro-Oeste não foge das necessidades gerais da Magistratura como um todo. Vamos levar as preocupações dos Magistrados para o Conselho de Representantes da AMB, para que o órgão deliberativo tome as decisões necessárias no encaminhamento das matérias importantes da Magistratura”, disse Walter Pereira.
Para a vice-presidente de Interiorização Maria Luiza Assunção, as reuniões realizadas nas regiões brasileiras foram bastante produtivas. “Andar pelo Brasil inteiro, ir ao lugar de trabalho dos Magistrados que estão no interior e, principalmente, ouvir a pauta de reivindicação: tudo isso é muito positivo. Temos que unir forças, trabalhar com inteligência para conseguirmos os objetivos maiores”, acentuou ela.
Veja o que disseram os Magistrados
Nelson Calandra- presidente da AMB
“Conversamos muito com as lideranças da região, para ouvir os anseios e as angústias da Magistratura”
Maria Luiza Santana, vice-presidente de Interiorização
“Andar pelo Brasil inteiro, ir ao lugar de trabalho dos Magistrados que estão no interior e, principalmente, ouvir a pauta de reivindicação: tudo isso é muito positivo”
Walter Pereira, coordenador da Justiça Estadual da AMB
“Vamos levar as preocupações dos Magistrados para o Conselho de Representantes da AMB, para que o órgão deliberativo tome as decisões necessárias no encaminhamento das matérias importantes da Magistratura”
Flávio Fenoglio - diretor da Secretaria de Interiorização
“Concluímos o primeiro contato com os colegas da Justiça estadual das cinco regiões do Brasil. Agora, é só colocar a mão na massa. O papel fundamental da interiorização é levar a AMB para cada parte desse País. Vamos fazer encontros regionais, uma campanha de valorização dos Magistrados que vai ser divulgada no País inteiro”
Elisabeth Baisch - subcoordenadora regional da Justiça Estadual
“É uma oportunidade de a gente encontrar os colegas e ouvir a base. Esses encontros são muitos produtivos porque daqui sai definida a pauta de trabalho da AMB”
Gilmar Tadeu Soriano – presidente da Associação dos Magistrados do Distrito Federal (Amagis-DF)
“A AMB conseguiu trazer os Magistrados do Centro-Oeste e fez com que houvesse essa integração, de modo a facilitar a conversa entre os Magistrados. Pudemos conviver com os problemas que são inerentes da Magistratura e buscar soluções conjuntas”
Olivar Augusto Coneglian - presidente da Associação dos Magistrados de Mato Grosso do Sul (Amasul)
“Achei ótimo em vários sentidos, principalmente, porque vieram Juízes de vários locais onde podem mostrar a realidade para os Juízes da localidade. Por outro lado, a AMB também que estar ouvindo os Juízes de vários Estados”
Agamenon Alcântara Moreno - presidente da Associação Mato-grossense de Magistrados (Amam)
“Essa é uma medida importante porque demonstra a preocupação da AMB em busca de ouvir todos os colegas das regiões. Podemos explanar as nossas dificuldades e nossos anseios”
Allan Martins Ferreira - presidente da Associação do Estado do Tocantins (Asmeto)
“Vejo com bons olhos a iniciativa da AMB. É uma forma de integração de cada Associação, de cada região trazer seus problemas, debater com tranquilidade e levar até o Conselho de Representantes as nossas ideias e propostas”
Fonte: AMB