O Presidente da AMB, Nelson Calandra, se reuniu, nesta quarta-feira (18), com o Embaixador da Alemanha no Brasil, Wilfried Grolig, e com o Conselheiro da Embaixada do mesmo País, Bernd Weidlich, em Brasília. Na pauta da reunião, uma parceria para a realização de cursos para Magistrados no País europeu e também uma troca de experiência entre o Judiciário das duas nações.

O encontro também contou com a participação do Vice-Diretor da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) e Ministro do STJ, Gilson Dipp, e do Vice-Diretor Presidente da Escola Nacional da Magistratura (ENM), Marcelo Piragibe. Ficou acertada a ida de Magistrados brasileiros à Alemanha, no segundo semestre de 2012. Esses Juízes conhecerão de perto a Academia Judicial Alemã, nas cidades de Trier e Wustrau.

Divididos em grupos, os Juízes devem embarcar para a Alemanha nos meses de setembro, novembro e dezembro. O Presidente da AMB destacou a importância dessa aproximação com o Judiciário alemão. “As condições são favoráveis para que os Juízes participem do curso que vai contar com o apoio do Governo alemão. Disse ao embaixador que várias ações ligadas às áreas de direitos humanos nós fizemos pela América Latina, pois, o Governo alemão sempre esteve ao nosso lado. Vamos retomar as parcerias com o Governo da Alemanha, da Argentina, do Uruguai e Paraguai para evitar que sejam violados direitos humanos de modo particular em relação a Juízes”, afirmou Calandra.

Já o embaixador Wilfried Grolig lembrou que Brasil e Alemanha têm uma relação muito boa, e o aprendizado dever crescer também na área judicial. “Temos uma relação muito estreita, especialmente na economia. Para se ter uma ideia, o intercâmbio comercial, por exemplo, aumentou 25% em 2011”, disse.

“Creio que essas visitas dos Magistrados brasileiros em nosso País e a dos alemães, que também virão aqui, serão muito férteis. Precisamos nos familiarizar com algumas áreas em que há jurisprudência aqui no Brasil, como nos Direitos Humanos e em Direito Ambiental” destacou o embaixador.

Para o Ministro Gilson Dipp, o acordo é louvável e uma iniciativa excelente por parte da AMB e da ENM. “A Alemanha tem a tradição de formar inúmeros Magistrados brasileiros em cursos de especialização e de doutorado em Direito Constitucional e Civil. Essa iniciativa da ENM, da AMB e da Enfam é uma mostra de que esse intercâmbio pode vir a ser muito mais efetivo. Eles podem contribuir muito na área de planejamento e na gestão do Judiciário”, salientou Dipp.

Participaram também do encontro o Secretário-Geral Adjunto da AMB, Thiago Massad, e o Secretário da Enfam, Francisco Lopes.

Fonte: AMB