reuniaoamb.jpgA Secretaria de Assuntos Culturais da AMB realizou reunião nesta sexta-feira, 7, na sede da Amagis. Esse foi o primeiro encontro regional de uma série que está programada para acontecer em outros estados, cujo principal tema foi o planejamento do Festival de Cultura dos Magistrados a ser realizado no próximo Congresso Nacional de Magistrados, em novembro do ano que vem, em Belém (PA). Como preparação para esse evento, acontecerá o Encontro de Diretores Culturais das Associações Estaduais, que acontecerá nos próximos dias 1º, 2 e 3 de novembro, em Curitiba (PR).

“Quero agradecer ao presidente Bruno Terra pelo apoio, por colocar a Amagis de portas abertas para essa discussão que a AMB está iniciando exatamente por Minas Gerais. Formatamos uma organização de cultura com colegas de vários estados e identificamos que existem vários talentos na magistratura sem canais de expressão”, disse o vice-presidente de Assuntos Culturais da AMB, juiz Rosalvo Augusto Vieira da Silva. Ele afirmou ainda que o objetivo é difundir a cultura entre os magistrados e criar canais de participação, integrando as associações estaduais e a AMB no projeto.

Segundo o presidente da Amagis, juiz Bruno Terra, a receptividade do encontro em Minas é natural. “Somos uma Associação que, historicamente, sempre prestigiou a cultura. Lembro que, no último dia 30 de setembro, promovemos o lançamento do 6º volume da revista MagisCultura, o que demonstra o nosso empenho em favor das manifestações que congreguem os juízes e, mais que isso, levando-os a se desocuparem da toga para também se ocuparem do espírito”.

O juiz José Carlos Laitano, diretor-adjunto de Assuntos Culturais da AMB, disse que a reunião foi bastante produtiva e ressaltou o projeto de criação de uma área no site da AMB dedicada aos temas de cultura, que servirá de polo para a divulgação de trabalhos de magistrados de todo o país. “Será lançado também um concurso literário e de fotografia, cuja premiação será feita no Congresso Nacional. As informações de como participar serão divulgadas em breve”, disse o diretor.

Para o juiz Maurício Soares, vice-presidente Sociocultural-Esportivo da Amagis, a tradição cultural da magistratura mineira justifica a realização desta primeira reunião na Amagis e permite consignar que Minas Gerais contribuirá com todos os eventos culturais da AMB.

reuniaoamb3.jpgPara a diretora de Direitos Humanos da AMB, que também é diretora de Relações Institucionais da Amagis, juíza Fabiana Pásqua, o encontro serviu para delinear as diretrizes que serão dadas aos temas culturais da AMB. Ela destacou a participação das associações estaduais como forma de unificar os talentos dos juízes brasileiros.

Também participaram da reunião, o secretário-geral da AMB, desembargador Nelson Missias de Morais, e os diretores-adjuntos de Assuntos Culturais da AMB, Luiz Fernando Keppen e Carlos Gutemberg de Santis Cunha.