A Secretaria de Assuntos Culturais da AMB realizou reunião nesta sexta-feira, 7, na sede da Amagis. Esse foi o primeiro encontro regional de uma série que está programada para acontecer em outros estados, cujo principal tema foi o planejamento do Festival de Cultura dos Magistrados a ser realizado no próximo Congresso Nacional de Magistrados, em novembro do ano que vem, em Belém (PA). Como preparação para esse evento, acontecerá o Encontro de Diretores Culturais das Associações Estaduais, que acontecerá nos próximos dias 1º, 2 e 3 de novembro, em Curitiba (PR).
“Quero agradecer ao presidente Bruno Terra pelo apoio, por colocar a Amagis de portas abertas para essa discussão que a AMB está iniciando exatamente por Minas Gerais. Formatamos uma organização de cultura com colegas de vários estados e identificamos que existem vários talentos na magistratura sem canais de expressão”, disse o vice-presidente de Assuntos Culturais da AMB, juiz Rosalvo Augusto Vieira da Silva. Ele afirmou ainda que o objetivo é difundir a cultura entre os magistrados e criar canais de participação, integrando as associações estaduais e a AMB no projeto.
Segundo o presidente da Amagis, juiz Bruno Terra, a receptividade do encontro em Minas é natural. “Somos uma Associação que, historicamente, sempre prestigiou a cultura. Lembro que, no último dia 30 de setembro, promovemos o lançamento do 6º volume da revista MagisCultura, o que demonstra o nosso empenho em favor das manifestações que congreguem os juízes e, mais que isso, levando-os a se desocuparem da toga para também se ocuparem do espírito”.
O juiz José Carlos Laitano, diretor-adjunto de Assuntos Culturais da AMB, disse que a reunião foi bastante produtiva e ressaltou o projeto de criação de uma área no site da AMB dedicada aos temas de cultura, que servirá de polo para a divulgação de trabalhos de magistrados de todo o país. “Será lançado também um concurso literário e de fotografia, cuja premiação será feita no Congresso Nacional. As informações de como participar serão divulgadas em breve”, disse o diretor.
Para o juiz Maurício Soares, vice-presidente Sociocultural-Esportivo da Amagis, a tradição cultural da magistratura mineira justifica a realização desta primeira reunião na Amagis e permite consignar que Minas Gerais contribuirá com todos os eventos culturais da AMB.
Para a diretora de Direitos Humanos da AMB, que também é diretora de Relações Institucionais da Amagis, juíza Fabiana Pásqua, o encontro serviu para delinear as diretrizes que serão dadas aos temas culturais da AMB. Ela destacou a participação das associações estaduais como forma de unificar os talentos dos juízes brasileiros.
Também participaram da reunião, o secretário-geral da AMB, desembargador Nelson Missias de Morais, e os diretores-adjuntos de Assuntos Culturais da AMB, Luiz Fernando Keppen e Carlos Gutemberg de Santis Cunha.
- Institucional
- Histórico
- Diretoria
- Presidente
- Vice-Presidente Administrativo
- Vice-Presidente Financeira
- Vice-Presidente de Saúde
- Vice-Presidente de Aposentados e Pensionistas
- Vice-Presidente de Interior
- Vice-presidente Sociocultural-Esportivo
- Diretora-Secretária
- Diretor-Subsecretário
- Diretores
- Ouvidor
- Coordenadoria Amagis Mulheres
- Conselho Deliberativo
- Conselho Gestor de Saúde
- Coordenadores Regionais
- Diretores das Seccionais
- Coordenadores Colônias de Férias
- Coordenadoria de Aposentados e Pensionistas
- Coord. de Assuntos Legislativos e Remuneratórios
- Coordenadoria de Defesa das Prerrogativas
- Coordenadoria de Infância e Juventude
- Coordenadoria de Política de Proteção e Apoio à Pessoa com Deficiência
- Coordenadoria de Segurança da Amagis
- Comissões
- Coordenadoria de Promoção da Igualdade Racial
- Memorial da Amagis
- Escola da Amagis - Emajs
- Nutris e NAC
- Sede da Amagis
- Estatuto
- Convênios
- Amagis Mulheres
- Times de Futebol da Amagis
- Encontro da Magistratura Mineira
- Feira de Natal
- Eleição Amagis Triênio 2025-2027
- Comunicação
- Revista Decisão
- Revista MagisCultura
- Cartilha 'Desvendando o Autismo'
- Livro - Quatro Romances de Godofredo Rangel
- Livro "Memórias do Juiz mais antigo do Brasil" - Hermenegildo de Barros
- Cartilha de Defesa das Prerrogativas dos Magistrados
- Prêmio Amagis de Jornalismo
- Informativo Prestando Contas
- Publicações
- Jornal Decisão
- Informativo Saúde
- Notícias
- Amagis na Imprensa
- Programas de TV
- Vídeos
- Revista Magiscultura
- Revista AMAGIS Jurídica
- Homenagens
- Artigos
- Sentenças
- Discursos
- Curadoria - Livros e Filmes
- Turmas da Magistratura Mineira
- Comunicação
- LODJ
- Comunicação
- Colônias de Férias
- Serviços
- Amagis Saúde
- Ouvidoria
- Fale conosco