O Presidente da AMB, Nelson Calandra, e o Diretor-Geral da Escola Judicial da América Latina (EJAL) e Desembargador, Sebastião Fagundes Cunha, inauguraram, nesta terça-feira (13), no Edifício Brasil 21, em Brasília, a sede da Escola no Brasil. Fagundes Cunha agradeceu ao Presidente Calandra por ceder a estrutura da AMB para a EJAL. “Já estamos dotados de todo o sistema de computação para o ensino a distância, estão sendo desenvolvidos cursos sobre a reforma do processo civil, a reforma do processo penal, a reforma do direto do trabalho no Uruguai e sobre o direto comparado em relação ao direito falimentar. Estamos lançando um curso de arbitragem para o conhecimento dos Juízes e o curso de português para quem fala espanhol. O projeto é muito grande”, exaltou Fagundes Cunha.

Após descerrar a placa de inauguração, Calandra disse que a AMB estará sempre de portas abertas para acolher os movimentos. “A EJAL é feita pelos associados da AMB. Esse espaço estava paralisado e é importante ter um lugar físico para fazer as atividades”, assegurou.

Nelson Calandra participou também do segundo dia do seminário ‘Sistema de Solução de Controvérsias: Unasul e América Latina’, promovido pela EJAL e que acontece até esta sexta-feira (16), no Hotel San Marco, em Brasília. Durante à tarde, o membro fundador e do Conselho Deliberativo da Escola Judicial da América Latina (EJAL) e do Conselho Geral do Poder Judiciário da Espanha, Félix V. Azón Vilas, falou sobre ‘A Escuela Judicial de América Latina e a construção do sistema de solução de controvérsias da Unasul’, e o Diretor de Relações Internacionais da AMB, Antonio Rulli Júnior, abordou ‘A Escuela Judicial de América Latina como fator de integração da Unasul e da América Latina’.

Para Antonio Rulli Júnior, a conferência da Escola Judicial da América Latina (EJAL) representa o espaço da integração para a formação e capacitação dos Juízes latino-americanos. “Os espaços de integração representam a pós-modernidade. Na minha conferência, destaquei essa ideia de integração que é fruto de uma tradição histórica dos Países latino-americanos que sempre promoveram a unidade dos povos”, disse. Segundo o Presidente da AMB, a America Latina é um território onde se respira o desejo da democracia e liberdade. “Esses foram os ideais lançados por Simón Bolívar, que foi um dos grandes libertadores da América Latina. Hoje, vemos tantos problemas na América Latina, que é preciso revitalizar e revisitar essas lições daqueles que vieram antes de nós. A EJAL cultiva sementes de uma América livre, transparente e democrática, e, através desta escola, é que vamos disseminar cultura e arte”, ressaltou Calandra, que, na solenidade, foi homenageado com uma Medalha de Honra ao Mérito e uma placa.

Participaram também do seminário, o Presidente da Corte Centro-americana de Justiça de Honduras, Francisco Dario Lobo Lara; o Juiz do Trabalho em auxílio à Presidência do CNJ, José Eduardo de Resende Chaves Júnior; o deputado Bonifácio de Andrada (PSDB- MG), o advogado Francisco José Cahali, entre outras autoridades.

Unasul

A Unasul é uma união intergovernamental integrando as duas uniões aduaneiras existentes na região: o Mercosul e a Comunidade Andina de Nações (CAN). Inspirada na União Europeia, o bloco, agora, se abre também para discussões envolvendo o Poder Judiciário e a participação da Magistratura na aproximação dos sistemas jurídicos.


Fonte: AMB