O México sedia a reunião semestral do Grupo Ibero Americano da União Internacional de Magistrados (UIM). As discussões começaram nesta quarta-feira (8) e vão até esta sexta-feira (10), na cidade de Mérida, no estado de Yucatán, também com a 64ª Assembleia da Federação Latino-Americana de Magistrados (FLAM).
O presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), João Ricardo Costa, participa da reunião. Ele levou aos colegas a preocupação do Brasil em relação à segurança dos magistrados, tema que será abordado também no âmbito dos países latino-americanos. “Em alguns países, o exercício da judicância com independência está praticamente inviável, e as ações políticas da magistratura latino-americana têm constrangido os que violam as prerrogativas dos magistrados. A FLAM é um evento muito representativo nesse sentido, é a soma de esforços na luta por mais segurança e independência da magistratura latino-americana”, definiu Costa.
Também presente no encontro, o diretor Internacional da AMB, presidente do Grupo Ibero Americano e vice-presidente da União Internacional dos Magistrados, Rafael de Menezes, falou na cerimônia de abertura. “O foco do nosso trabalho é a troca de experiências, conhecer os problemas dos juízes em seus países, buscar soluções comuns para proteger a independência do juiz. A UIM também está concentrando forças na luta contra a corrupção e na proteção ao meio ambiente. Como os juízes podem contribuir com suas decisões no combate à corrupção? Como os juízes nas suas decisões podem contribuir com um meio ambiente equilibrado sem prejudicar o desenvolvimento econômico das nações?”, afirmou.
A juíza do Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR) Flávia Viana também acompanha a 64ª Assembleia da FLAM.
Fonte: AMB