A segurança dos membros da Magistratura e do Ministério Público foi o tema da audiência pública, promovida pelas Comissões de Direitos Humanos e de Minorias e a de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado. Ao representar o Presidente da AMB, Nelson Calandra, o Diretor-Adjunto da Secretaria de Segurança dos Magistrados, Luís Martius Holanda Bezerra, disse que a preocupação da Associação com relação à segurança dos Juízes existe desde o início da gestão do Presidente Calandra.
“Nossa preocupação não foi a partir da morte da Juíza Patrícia Acioli, de Niterói (RJ). O Presidente Calandra criou uma Secretaria de Segurança dos Magistrados, em razão das ameaças relatadas, que,infelizmente, se concretizaram com a morte da Juíza Patrícia Acioli”,disse Luís Martius, durante a audiência que debateu os casos de Juízes ameaçados de morte no País, na Câmara dos Deputados.
O Diretor-Adjunto da Secretaria de Segurança dos Magistrados defendeu a criação da Polícia Judiciária para facilitar proteção a Magistrados,a compra de carros blindados e o registro de armas para os Juízes. “O que podemos fazer é unir forças com a polícia, Ministério Público e todos os agentes públicos que também correm risco na luta de uma política para segurança e, sobretudo, para que crimes como o que aconteceu, no Rio de Janeiro, não virem mais um número nas estatísticas. Esperamos um resultado prático para essa investigação, o mais rápido possível, e que tenhamos a punição dessas pessoas até como exemplo para a sociedade de que o Estado brasileiro não pode ser atacado”, salientou.
Participaram da audiência, o Deputado Fernando Francischini (PSDB-PR),os Presidentes da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp), Cesar Mattar Jr; da Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR), Alexandre Camanho; o Secretário-geral da OAB, Marcus Vinicius Coêlho; entre outras autoridades.
Fonte: AMB