Nesta quarta-feira (18), o Presidente da AMB, Nelson Calandra, se reuniu com o presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Marcio Pochmann, para propor a formalização de um acordo de cooperação técnica entre as duas instituições. O objetivo é que o Ipea elabore estudos relacionados ao Judiciário estadual no sentido ajudar a solucionar os problemas que afetam a prestação jurisdicional na atualidade.

“Queremos pensar em temas de macroeconomia fazendo uma relação com o Judiciário, pensando em mecanismos efetivos para proteção do interesse público. A ideia é valorizar nossas ferramentas legais para mostrar que o Judiciário pode desempenhar, com excelência, seu papel”, argumentou Calandra.
Segundo Marcio Pochmann, essa parceria com a AMB será fundamental para discutir o desenvolvimento social. “Estamos honrados com a possibilidade de cooperação que permite ao Ipea desempenhar sua missão, que é produzir e difundir conhecimento sobre o tema desenvolvimento. A Justiça é parte integrante de um regime republicano, mais do que isso, é um elemento constitutivo de desenvolvimento de uma Nação. Uma Justiça ágil, competente, é contribui para que o desenvolvimento social seja mais equânime e justo”, defendeu o presidente do Ipea.

“O Brasil se prepara para dar um passo nesse sentido. Essa parceria tem grande possibilidade de oferecer para a sociedade um melhor conhecimento da utilidade e do êxito da Justiça brasileira, bem como encontrar dificuldades para serem resolvidas por aqueles que são responsáveis pela condução do País”, completou Pochmann. Calandra afirmou que a Associação está de portas abertas para ajudar o Instituto, inclusive, por meio da disponibilização do acervo atual de pesquisas da Associação. “Temos alguns estudos prontos que podem orientá-los com relação ao que já foi feito em termos de Magistratura nacional”, disse o Presidente da AMB.

O presidente do Ipea se comprometeu a encaminhar para a AMB uma proposta para formalização do acordo e pediu que a AMB nomeasse um interlocutor para participar das reuniões que serão realizadas periodicamente a fim de detalhar as estratégias e os enfoques das pesquisas. Também participaram do encontro, o gerente-geral da AMB, José Maurício, e a consultora parlamentar da Associação, Helga Jucá.

Fonte: AMB