No dia 21 de setembro, a partir das 17h, a Academia Mineira de Letras realiza uma sessão em homenagem ao centenário de nascimento do acadêmico Hélio Armond Werneck Côrtes, que foi o 3° sucessor da cadeira n° 15. Entre os oradores da solenidade, estão o juiz Bruno Terra Dias, o desembargador Lúcio Urbano e o advogado José Anchieta da Silva.

homenagem

Desembargador, advogado e professor, Hélio Armond nasceu em Congonhas/MG, no dia 6 de dezembro de 1916. Filho de Otávio Werneck Côrtes e de Alice Armond Werneck Côrtes, concluiu o curso secundário no Ginásio Dom Lustosa, em Patrocínio – MG, e bacharelou-se pela Faculdade de Direito da UFMG (1944). Foi premiado em diversos concursos de oratória promovidos pelo Grêmio Afonso Pena, da Faculdade de Direito, no qual obteve o 1º lugar em 1941.

Professor secundário, lecionou em colégios de Belo Horizonte, Carandaí e Itaúna, todos em Minas Gerais. Aprovado em concurso para a carreira de Juiz de Direito, foi nomeado para a Comarca de Cláudio, tomando posse no cargo em maio de 1949, sendo promovido a outras comarcas seguidamente por merecimento.

Em 1976, foi promovido a Desembargador do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, passando a exercer suas funções na 1ª Câmara Cível e removendo-se, depois, para a 2ª Câmara Cível, da qual foi Presidente. Foi Presidente, Vice-Presidente e Corregedor do Tribunal Regional Eleitoral. Em 26 de agosto de 1985, assumiu a Presidência do Tribunal de Justiça de Minas Gerais. Além da AML, foi também membro da Academia Municipalista de Letras de Minas Gerais, representando o município de Aiuruoca. Faleceu no dia 28 de setembro de 1991.

SERVIÇO:

Sessão em homenagem ao centenário de nascimento de Hélio Armond Werneck Côrtes.

Data: 21 de setembro

Horário: 17 horas.

Local: Academia Mineira de Letras (Rua da Bahia, 1466 – Lourdes – BH/MG).

Entrada gratuita.

Fonte: Academia Mineira de Letras