O governador de Minas Gerais, Antonio Anastasia, admitiu, em entrevista à Rádio Itatiaia, que a venda de bebidas alcoólicas no Estádio Mineirão pode ser liberada mesmo depois da Copa das Confederações. Proibida nos estádios de Minas há alguns anos, a venda será liberada durante as competições de responsabilidade da FIFA. Para isso, a Assembleia Legislativa de Minas Gerais aprovou, em 1º turno, o projeto de Lei da Copa, que permite, entre outros itens, o consumo e a venda de bebidas alcoólicas nos estádios.

“Essa venda ocorre nos estádios do mundo inteiro, mas no Brasil houve uma decisão, que varia de Estado para Estado, para evitar a venda de bebida e diminuir a violência”, disse o governador. Para ele, o comportamento do público durante a Copa das Confederações vai servir de parâmetro para que a medida seja adotada nos jogos do futebol nacional.

“Nós vamos ver agora o que acontece na Copa das Confederações. Acho que, passada a Copa, o tema deve voltar a ser discutido de maneira muita sensata e muito serena entre todos os envolvidos”, disse.

PL 3.685/13

Aprovado em 1º turno no dia 29 de maio, o PL 3.685/13 permite a venda de bebida alcoólica nos jogos no Mineirão. O projeto segue agora para análise das Comissões de Esporte, Lazer e Juventude e de Prevenção e Combate ao Uso de Crack e Outras Drogas, antes de ser votado em 2º turno em Plenário.

O texto aprovado retirou a obrigatoriedade de o Estado fazer campanhas educativas contra o uso de bebidas, armas, drogas, violência e racismo, utilizando os termos “poderá instituir” e “poderá adotar”. Também permitiu ao Estado promover, sem que se lhe impute obrigação para tal, campanhas educativas que visem à conscientização acerca da incompatibilidade do consumo de bebida alcoólica com a prática de esportes e a direção de veículos e também com a temática “Por um mundo sem armas, sem drogas, sem violência e sem racismo”.

Fonte: Rádio Itatiaia