A cidade histórica de Diamantina, no Vale do Jequitinhonha, mais uma vez homenageou um de seus filhos mais ilustres, o ex-presidente e ex-governador de Minas Gerais Juscelino Kubitschek. O governador Antonio Anastasia presidiu a cerimônia de entrega da Medalha JK que, este ano, foi realizada no Seminário Arquidiocesano Sagrado Coração de Jesus, um dos monumentos históricos do município, local onde Juscelino estudou. Em 2014, será comemorado o centenário da entrada de JK no colégio do Seminário.
A solenidade teve como orador oficial o governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, que também foi agraciado com a comenda. Este ano, 120 personalidades e instituições do cenário político, econômico, social e cultural de Minas e do país foram condecoradas com a "Grande Medalha" e "Medalha de Honra", as duas divisões da comenda.
A cerimônia de entrega da Medalha JK é realizada anualmente, no dia do aniversário do ex-presidente, que nasceu em 1902 (há 111 anos). Criada pela Lei nº 11.902, de 5 de setembro de 1995, a Medalha foi entregue pela primeira vez em 1996.
Marcando o laço de irmandade entre Diamantina e a cidade tcheca de Trebon, recebeu a Medalha de Honra o encarregado de Negócios da Embaixada da República Tcheca no Brasil, Viktor Dolista. Trebon é terra natal de Jan Nepomuscky Kubitschek, bisavô materno de JK, e foi reconhecida como cidade irmã de Diamantina a partir desta quinta-feira (12).
As conversações para a formalização dos laços de irmandade entre as duas cidades começaram em 2012, quando o embaixador da República Tcheca no Brasil, Ivan Jancarek, foi agraciado com a comenda. A proposta para o processo de irmanação surgiu no ano passado, quando o consultor de viagens Luiz Augusto Guadalupe, e o diretor da Casa Juscelino Kubitschek, Serafim Jardim, entraram em contato com a embaixada tcheca no Brasil e enviaram a ideia para o prefeito de Trebon. O objetivo da irmanação é uma maneira mais formal de manter intercâmbio cultural e econômico com a cidade natal de JK.
A entrega da medalha é um dos pontos altos da Semana JK, aberta no último domingo (8) com extensa programação cultural. A semana é realizada pela Casa de Juscelino, uma entidade sem fins lucrativos, com o apoio do Governo de Minas (Secretaria de Cultura e BDMG). Nesta quinta-feira (12), aconteceu a tradicional Vesperata Diamantinense, criada em 1997. A Vesperata ocorre na Rua da Quitanda, no Centro Histórico da cidade.
Magistrados
Confira os magistrados mineiros homenageados:
Grande Medalha
Desembargadora Maria Beatriz Madureira Pinheiro Costa Caires
Medalha de Honra
Desembargador Antônio Armando dos Anjos
Desembargador Carlos Augusto Barros Levenhagem
Desembargadora Heloísa Helena Ruiz Combat
Desembargador José Afrânio Vilela
Desembargadora Mariângela Meyer Pires Faleiro
Desembargador Moacyr Lobato de Campos Filho
Desembargadora Selma Maria Marques de Souza|
Juiz Nicolau Lupianhes Neto
Juíza Flávia de Vasconcellos Lanari
Juiz Paulo de Tarso Tamburini
Além dos 11 magistrados mineiros, serão homenageados 3 magistrados federais:
Felix Fischer (presidente do Superior Tribunal de Justiça)
Ives Gandra da Silva Martins Filho (ministro corregedor do Tribunal Superior do Trabalho)
Maria Isabel Diniz Gallotti Rodrigues (ministra do Superior Tribunal de Justiça)
Confira a lista completa
*Com informações da Agência Minas
Foto: Wellington Pedro /ImprensaMG