De 2 a 4 de maio, vão estar em Santa Luzia cerca de 120 participantes do 2º Curso de Administradores das Associações de Proteção e Assistência aos Condenados (Apacs) de Minas Gerais. Serão apresentadas palestras, painéis, oficinas e debates com temas diretamente relacionados à atuação dos administradores e gerentes das Apacs.
A iniciativa é uma realização da Fraternidade Brasileira de Assistência aos Condenados (FBAC), da Fundação AVSI e da Apac de Santa Luzia. Conta com a parceria do Programa Novos Rumos do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), da Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds) e do Instituto Minas pela Paz (IMPP). O formato do curso atende a necessidades específicas de cada grupo que atua nas unidades apaqueanas – pela manhã, eles vão receber informações e ensinamentos por meio de palestras, à tarde, participam de oficinas diversas.
A Fundação AVSI, organismo de cooperação internacional de origem italiana, entra como o mais novo ator de suporte às Apacs. A entidade irá apresentar, na tarde de 2 de maio, o Projeto Além dos Muros, que visa promover o fortalecimento da gestão das unidades apaqueanas. Será um primeiro momento de contato da Fundação com os administradores. Na manhã de 3 de maio, a AVSI, representada pelo coordenador do Programa de Pós-Graduação em Administração da PUCMinas, professor Armindo dos Santos de Sousa Teodosio, vai apresentar o painel Planejamento Estratégico.
Participantes
Entre os instrutores que vão passar pela Apac de Santa Luzia, destacam-se os desembargadores Joaquim Alves de Andrade e Jane Ribeiro Silva e o juiz Luiz Carlos Rezende e Santos, o juiz Paulo Antônio de Carvalho , Valdeci Antônio Ferreira, Luís Flávio Sapori, Gianfranco Comodoro e Jacopo Sabatiello.
Estão inscritas 33 Apacs que irão levar seus administradores que ocupam preferencialmente os cargos de presidente e vice-presidente da Diretoria Executiva, gerente administrativo, secretário executivo, encarregado de tesouraria, encarregado do setor jurídico e encarregado de oficinas. Participam as Apacs em funcionamento em Minas Gerais e representantes de Apacs sediadas nos Estados do Rio Grande do Norte, Espírito Santo e Maranhão.
Projeto Recuperando
Os temas a serem abordados nas palestras são: Programa Novos Rumos do TJMG, Princípios Éticos na Administração das Apacs, Método Apac – Evolução, perspectivas, desafios e orientações. O painel Projeto Recuperando, do Instituto Minas pela Paz, será apresentado no 3 de maio, às 16h. Essa iniciativa, implantada em 2009, visa promover a formação educacional e capacitação profissional dos recuperandos e tem obtido grande sucesso, principalmente na Apac de Nova Lima. Somente este ano serão oferecidas 1.420 vagas para cursos em cerca de
14 Apacs.
Haverá ainda uma mesa redonda sobre Dependência química – Um Desafio para as Apacs, onde cada entidade levará sua experiência.
Já as oficinas apresentam como diferencial o fato de serem conduzidas pelos próprios gestores das Apacs, possibilitando a troca de informações entre os colegas. Aliar a teoria à prática – esse é o principal objetivo das oficinas que pretendem levar aos participantes situações concretas vivenciadas na rotina de uma Apac. Assim, serão realizadas oficinas sobre Empreendedorismo Social, ministrada pelos administradores da Apac de Pouso Alegre; Pena e Prisão; Planejamento Operacional e Rotinas de Trabalho nas APACs; Administração de Convênios Públicos, conduzida por técnicos da Secretaria de Estado de Defesa Social; Aspectos práticos dos 12 elementos fundamentais do Método Apac.
Fonte: TJMG