
A Associação de Proteção e Assistência ao Condenado (Apac) da comarca de Ituiutaba foi visitada pelo corregedor-geral de Justiça, desembargador Luiz Audebert Delage Filho, e pelos juízes auxiliares da Corregedoria Gilson Soares Lemes, Marcelo Rodrigues Fioravante e Roberto Oliveira Araújo Silva. Eles foram acompanhados pelo juiz titular da Vara Criminal, da Infância e Juventude e de Precatórias, Marcos José Vedovotto. A visita ocorreu na terça-feira, 15 de outubro.
Os trabalhos para instalações da Apac na comarca começaram em 2008 e teve a Vara Criminal, da Infância e da Juventude e de Precatórias como um dos apoiadores. É nesta vara que se processam as execuções penais da comarca.
Durante a visita, o corregedor Audebert Delage conheceu as instalações da unidade masculina com capacidade para até 200 apenados. Ele visitou também uma fábrica de cadeiras, produzidas com tubos metálicos e fitas de nylon. Toda a produção é vendida em um posto de gasolina da cidade, contou o juiz Marcos José Vedovotto
“O Sistema Apac é vitorioso. Mas a pessoa deve estar preparada para o método”, disse o corregedor aos apenados reunidos em uma área externa da unidade. A Apac de Ituiutaba é cercada somente por alambrados e telas. “Apac da tranparência. Aqui a comunidade pode 'enxergar' como se faz execução penal com dignidade”, diz um quadro fixado na sala de entrada da unidade.
“O cárcere deve privá-los da liberdade, que é um dos nossos maiores bens, para que o homem que errou possa refletir naquele erro e buscar sua volta ao seio da sociedade que o condenou”, disse o corregedor aos recuperandos.
Fonte: TJMG
Foto: Raul Machado